logo

Prefeito sugere Fórum Regional para discutir energia renovável

01/03/2007 17:20:44 - Jornalista: Janira Braga

A preocupação com o cenário econômico de Macaé e região no pós-petróleo foi externada pelo prefeito Riverton Mussi durante abertura do quarto Fórum de Ciência e Tecnologia, realizado na noite de quarta-feira (28), no Riviera Fluminense. O encontro lotou o auditório do Sesi de técnicos, empresários, gerentes e especialistas em ciência e tecnologia.

- Gostaria de propor um fórum para discutir o futuro da região no pós-petróleo. O investimento em fontes de energia renovável, como o biodiesel, poderá substituir o petróleo e iniciar um novo ciclo de cadeia produtiva energética – afirmou o prefeito, ressaltando que o apoio da Petrobras é fundamental nesta questão.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, analisou que é possível a execução de um projeto de biodiesel em Macaé. “É viável devido o passado agrário que precedeu a atividade de exploração do petróleo e por conta de toda a tecnologia empregada na exploração e produção de petróleo e gás, que contribuirá para o desenvolvimento da produção de energia renovável através da extração vegetal, no álcool e biodiesel”, destacou, acrescentando que o alinhamento entre os municípios da região e o Estado vão contribuir para a implantação do projeto de energia renovável.

Participaram da mesa de abertura o prefeito; o secretário de Ciência e Tecnologia; o Gerente de Comunicação e Segurança de Informações da Unidade de Negócios da Bacia de Campos, Lincoln Weinhardt; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo ; o subsecretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Horta e o vereador Chico Machado.

O subsecretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Horta, pontuou que irá levar ao governo do Estado as discussões realizadas durante a noite de ontem, como o projeto de investimento em biodiesel. “O Estado apóia este evento e está empenhado em discutir ciência e tecnologia para esta região”, ressaltou.

Segundo o Gerente de Comunicação e Segurança de Informações da Unidade de Negócios da Bacia de Campos, Lincoln Weinhardt, o tema proposto no fórum está alinhado à Petrobras, que é uma empresa de energia. “O biodiesel é o tema do futuro e trabalha a questão ambiental e social do país”, analisou.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, afirmou que é importante propor alternativas para o futuro da região. “A agroenergia é um assunto que temos que discutir como forma de pensar no futuro”, frisou. O vereador Chico Machado salientou que é importante criar mecanismos para Macaé ser forte no pós-petróleo. “E o investimento em biodiesel, por exemplo, pode fomentar a agricultura familiar no município”, ressaltou.

Fórum de Ciência e Tecnologia está consolidado, afirma Guilherme Jordan

A realização do quarto Fórum de Ciência e Tecnologia consolida as ações do governo de forma responsável na promoção de projetos de desenvolvimento sustentável para nossa região. A afirmação é do secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, que fez uma retrospectiva dos fóruns já realizados.

- No primeiro fórum tratamos de projetos sustentáveis e um dos focos foi o Pólo Tecnológico. Os estudos nos mostraram a necessidade de retardar a instalação do pólo porque demandava a consolidação, por exemplo, do Complexo Universitário. No segundo fórum tratamos de informatização da gestão pública e esta questão avançou bastante na área da saúde, educação e tributária da cidade. O terceiro tratou especificamente de energia renovável – analisou.

Jordan concorda com o prefeito ao afirmar que Macaé quer ser reconhecida no futuro como capital nacional da energia. “O petróleo é finito. De forma perene vamos desenvolver projetos sustentáveis produzindo possivelmente álcool e biodiesel”, disse.

O ex-presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa, abordou em sua palestra assuntos referentes a planejamento energético. Em seguida, o oceanógrafo e consultor da Petrobras e Pemex (Golfo do México), Carlos Leandro da Silva Júnior, apresentou palestra sobre “Geonegócios: Cultivo de Oleaginosas no Norte Fluminense”.