Foto: Robson Maia
Obra visa acabar com alagamento no bairro e já apresenta resultados
Dois quilômetros e meio do bairro Novo Cavaleiros – entre as ruas principais e as adjacentes - foram percorridos em duas horas pelo prefeito Riverton Mussi nesta quinta-feira (10) com o objetivo de vistoriar o impacto da chuva da semana passada e de quarta-feira (9) à noite nos bairro. O Novo Cavaleiros recebe cerca de R$ 29 milhões em obras de macrodrenagem, envolvendo tanto a drenagem das águas pluviais quanto o saneamento. Doze frentes de trabalho atuam no bairro e todas foram vistoriadas pelo prefeito.
Riverton estava acompanhado dos secretários de Governo, André Braga; Gestão, Romulo Campos; Obras, Tadeu Campos e o coordenador da Defesa Civil, Eric Schueller. O prefeito conversou com moradores de diversas ruas e a maioria afirmou que as obras de macrodrenagem já apresentaram resultado na chuva da semana passada – quando foram registrados das 17 horas de sexta-feira (4) às 6 horas de sábado (5), 177,3 milímetros de chuva, o equivalente a metade do previsto para todo o mês de dezembro.
- Se não fosse essa obra, o Novo Cavaleiros viraria uma lagoa na chuva da semana passada – atestou o morador do bairro há 18 anos, Waltair Fernandes, que já sofreu com enchente algumas vezes. “Melhorou em 99%. Onde entrou água, houve o escoamento rápido. E é ótimo o prefeito vir aqui, nunca nenhum outro tinha vindo”, acrescentou. A opinião de Waltair foi a mesma de diversos moradores que elogiaram a obra, pediram rapidez no andamento dos serviços e contaram que, onde a água entrou, houve escoamento rápido.
- Ontem (quarta, 9) não encheu com a chuva, já na semana passada a chuva entrou em algumas casas, mas logo escoou – contou a moradora Simone Manhães. A estudante Lorena da Silva, moradora da Rua Mercúrio, disse que a obra está ajudando – e muito – o bairro. “Se não fosse essa intervenção, com certeza os moradores teriam sofrido muito com as chuvas”, comentou a jovem.
O prefeito determinou à empresa responsável pela obra agilidade maior nos serviços e disse que o grande objetivo da macrodrenagem no Novo Cavaleiros é resolver de vez os problemas de alagamento no bairro. “No tronco principal do Novo Cavaleiros, são instalados bueiros celulares de três metros de largura por 1,8 metro de altura, o que garante escoamento com mais rapidez da água pluvial”, detalhou.
Riverton percorreu com os secretários a rua principal do bairro e os pontos que, antes da obra de macrodrenagem registravam alagamento, como as ruas Netuno, Mercúrio, Júpiter, Nazareno, e conferiu em detalhes cada frente de trabalho da obra. A comitiva atravessou a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e conferiu o canal que chega à Lagoa de Imboassica levando a água pluvial do Novo Cavaleiros. Em outro ponto do bairro, o prefeito pediu ao secretário de Obras a elaboração do projeto de construção de uma escola, urbanização, revitalização da praça e implantação de um playground.
- Já nas ruas adjacentes ao tronco principal do bairro, manilhas que variam de 80 centímetros a 1,20 metro de diâmetro são instaladas para dar fluidez ao escoamento da água pluvial. A meta é chegar à vazão de dez mil litros de água pluvial por segundo – frisou o prefeito.
Prefeito articula parceria para dragagem da lagoa
A busca pela dragagem da Lagoa de Imboassica também foi citada por Riverton. O secretário de Governo, André Braga, detalhou que a prefeitura está em articulação com o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para buscar parceria para a dragagem. “Já tivemos reuniões com o presidente do Inea e a questão está avançando. A dragagem faz parte da macrodrenagem do município e é prioridade da prefeitura”, disse.
Duzentos e vinte trabalhadores atuam nos serviços do Novo Cavaleiros, que contam também com seis retroescavadeiras, quatro escavadeiras e 15 caminhões-basculantes.
De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, o resultado parcial da macrodrenagem já foi conferido pelos moradores. “O novo dimensionamento absorveu o índice alto de chuva e com isso, vamos dar fim aos alagamentos”, observou.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Eric Schueller, nenhuma chamada do Novo Cavaleiros foi acionada durante a última chuva. “A Defesa Civil está de prontidão e em caso de emergência, a população deve ligar para 199”, informou, acrescentando que de acordo com a previsão, o tempo deve abrir nos próximos dias.
O secretário de Obras, Tadeu Campos, informou que o Novo Cavaleiros recebe a captação da água do São Marcos, Vale Encantado e de toda a bacia do entorno, que totaliza 143 hectares, ou um milhão e 435 mil metros quadrados. “O projeto canaliza todo o volume de água pluvial para a lagoa, solucionando o problema de alagamento”, concluiu o secretário.