logo

Prefeito visita obra do Centro de Controle de Zoonoses

03/04/2007 11:30:32 - Jornalista: Janira Braga

Recolher pequenos e grandes animais que transitam em vias públicas, com prestação de assistência veterinária, além de estimular a adoção de cachorros, gatos e outros. Esses são alguns objetivos da construção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que a prefeitura iniciou às margens da RJ-168, nas proximidades da localidade de Airis. O prefeito Riverton Mussi, acompanhado do gestor do Fundo Municipal de Assistência aos Animais, Élcio Pontes, vistoriou o início das obras na segunda-feira (2).

- Vamos utilizar os tijolos da fábrica de solo-cimento para construir o CCZ e os locais apropriados para cães, gatos e animais de grande porte – disse o prefeito, se referindo à Unidade de Produção Habitar da prefeitura. Os tijolos da fábrica são produzidos a partir de um composto químico com argila, cimento e água, dispensando a queima de qualquer natureza.

O local para o Centro de Controle de Zoonoses está passando por obra de aterro. Em seguida, será feita a compactação do solo. A mão-de-obra para a construção da unidade será da própria prefeitura. “O Centro de Controle de Zoonoses terá, além do canil e do gatil, consultório, laboratório e sala de cirurgia”, pontuou Élcio Pontes.

A diretora técnica do CCZ, Maria Cristina Pereira, informou que a nova sede vai recolher grandes e pequenos animais que ficam em vias públicas. “Por lei, os donos têm 72 horas para retirar os animais do CCZ. Depois eles são encaminhados para adoção. No caso de fêmeas, vamos fazer a esterilização para o controle da natalidade”, explicou.

O assessor especial da secretaria de Obras, Marcelo Mussi, informou que o CCZ vai ocupar uma área construída de 500 metros quadrados. Também participaram da vistoria os secretários de Obras, Tadeu Campos e Interior, Carlos Eduardo Jardim.