Foto: Robson Maia
No Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, prefeito confere início da instalação das placas de policarbonato como alambrado
Continuam em ritmo intenso obras de grande e médio porte em Macaé. Para conferir o trabalho de duas obras que serão marcas do governo, o prefeito Riverton Mussi vistoriou a construção do Estádio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo e da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), na Barra de Macaé. Os testes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mutum também foram vistoriados.
No Estádio Cláudio Moacyr, começou a instalação das placas de policarbonato, um material de alta transparência e resistente a impactos. O estádio será o único do Estado do Rio a ter o alambrado em policarbonato. “O material é considerado como o melhor para alambrados em estádios de alta tecnologia”, informou o prefeito, que estava acompanhado dos secretários de Obras, Tadeu Campos; Saúde, Eduardo Cardoso, o subchefe de gabinete, Jocimar Gomes, e o vereador de Rio Bonito, Carlos Cordeiro, o Caneco. Os alambrados têm dois metros de largura por três metros de altura.
Riverton, que vistoriou cada detalhe da obra, explicou outra inovação do estádio: os locais de aquecimento para jogadores e árbitros terão grama sintética. O campo possui grama natural e é constantemente irrigado. “Já o sistema de drenagem do campo permite o rápido escoamento da água pluvial e além disso, a imprensa está com seu espaço reservado”, citou o prefeito.
O secretário de Obras explicou que terminou o estaqueamento da arquibancada três e começaram as fundações – as arquibancadas um e dois estão prontas. A pavimentação externa do estádio também já começou, além das lojas, em frente à Rodovia Amaral Peixoto. Os vestiários estão na fase final de obras.
O estádio será um dos mais modernos do Estado, podendo abrigar grandes jogos, e ocupa uma área de 30 mil metros quadrados. Hoje, 300 trabalhadores atuam nos serviços. Para o vereador de Rio Bonito que participou da visita ao estádio, Caneco, a obra representa um avanço para toda a região. “Percebemos a modernidade do empreendimento, que vai ser uma referência no Estado do Rio”, classificou.
UPA garante acesso para cadeirantes
Fundamental em qualquer obra para a inclusão de portadores de necessidades especiais que precisam se locomover por meio de cadeiras de rodas, a acessibilidade está garantida na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Barra. A entrada de todas as portas possui largura de 90 centímetros, garantindo o acesso para cadeirantes. O prefeito Riverton visitou a obra e ressaltou a importância dos royalties para obras estruturantes para a população.
- Sabemos o alto valor da manutenção de unidades de saúde e escolas, mas continuamos investindo na ampliação das duas redes para atender a demanda, que é crescente na cidade principalmente devido ao arranjo produtivo do petróleo e gás. Por isso é importante continuarmos nossa luta a favor dos royalties, cuja receita ajuda a custear serviços essenciais no município – acentuou o prefeito, se referindo à emenda do deputado Ibsen Pinheiro que tenta redistribuir os royalties do petróleo para todo o país.
A parceria com o governador Sérgio Cabral foi destacada pelo prefeito como fundamental para a obra da UPA. “Conversamos com o governador sobre a necessidade de uma Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas para a região da Barra de Macaé e firmamos a parceria, que inclui também a construção de uma UPA, acoplada à Clínica da Família, no Lagomar, outro bairro com um grande volume populacional”, afirmou Riverton.
O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, informou que a UPA terá médicos clínicos e pediatras plantonistas, coordenador médico, gerente administrativo, enfermeiros, farmacêuticos, enfermeiros e farmacêuticos plantonistas, dentistas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e radiologia, maqueiros e auxiliar administrativo, além de nutricionistas, laboratoristas e outras funções ligadas à saúde.
- A unidade será de emergência, terá serviços de raio-x, eletrocardiograma e Macaé se candidatou para abrigar uma UPA porque garante toda a estrutura para sustentar a unidade, como o HPM, para onde serão levados grandes traumas e acidentados – detalhou Eduardo Cardoso.
A UPA ocupa uma área de 1,5 mil metros quadrados e possui cinco consultórios médicos, um consultório dentário, farmácia, laboratório, sala de medicação, higienização, raios-X, área de esterilização, entre outras.
Prefeito visita empreendimento industrial
Outra visita realizada pelo prefeito nesta terça-feira foi no Centro Empresarial Bellavista, empreendimento industrial particular no bairro Imboassica. Ele estava acompanhado dos secretários de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira; de Meio Ambiente, Maxwell Vaz; e de Obras, Tadeu Campos.
De acordo com o proprietário do Centro Empresarial Bellavista, Antônio Carlos Ferreira Pinto, o empreendimento ocupa uma área de 700 mil metros quadrados e 15 empresas multinacionais já adquiriram área no local. “O empreendimento está a 650 metros do Parque de Tubos e a expectativa é que algumas empresas comecem a produzir em abril. Ficamos felizes com a visita do prefeito e dos secretários, porque acreditamos na importância da comunicação entre a iniciativa privada e o poder público”, disse Antônio Carlos.
ETE Mutum passa por testes
Já a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mutum está passando por testes. Segundo o secretário de Obras, Tadeu Campos, em breve todo o esgoto do bairro Mirante da Lagoa e adjacentes será enviado par a ETE Mutum. Os moradores serão avisados da desconexão das residências às fossas e sumidouros e da ligação à rede principal de esgoto.