Aproveitando a visita feita ao bairro Fronteira, na manhã desta quinta-feira (06), o prefeito Riverton Mussi conferiu o trabalho feito pelo projeto Dr. Saúde, uma parceria da secretaria Executiva dos Direitos da Mulher, vinculada à secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano, e a Companhia Brasileira de Offshore (CBO). Na próxima segunda-feira (10), o projeto estará no Condomínio Bosque Azul, na Ajuda.
- Parcerias como esta são sempre bem vindas. É muito bom ver que as empresas da nossa cidade estão investindo em responsabilidade social - disse Riverton Mussi, conferindo o trabalho de aplicação de flúor nas crianças do bairro.
O projeto Dr. Saúde tem como objetivo levar às comunidades carentes programas de prevenção básica e atendimento médico e odontológico. O projeto funciona em um ônibus adaptado, com consultórios. O projeto já passou pelo Parque Aeroporto, e depois da Fronteira, será levado ao Bosque Azul.
Segundo a coordenadora de Políticas Comunitárias da Secretaria Executiva dos Direitos da Mulher, Kátia Valenty, são realizados atendimentos odontológicos, com fluoretação, limpeza e obturação, além de abordagens educacionais em saúde, oferecendo esclarecimentos, orientações, encaminhamentos e distribuição de folderes explicativos sobre sexualidade e saúde, planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis (DST), diabetes e colesterol, além da divulgação do serviço de 0800 do Disque Mulher e da Lei Maria da Penha, que prevê a punição dos agressores que cometeram violência contra à mulher
“Dr. Saúde” segue para Bosque Azul após
700 atendimentos do Aeroporto e Fronteira
Crianças, jovens e idosos. Ninguém ficou de fora dos 700 atendimentos realizados pelo Projeto Dr. Saúde que, desde segunda-feira, percorreu os bairros do Aeroporto e da Fronteira. Agora o projeto segue para o Bosque Azul, acontecendo nos dias 10, 11 e 12 de setembro onde serão realizados atendimentos médico e odontológico, no horário das 9 às 17 horas.
Na Fronteira o projeto aconteceu na Praça dos Servidores, próximo ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A Secretaria Executiva da Infância e Juventude participou da atividade apresentando para o público o “Projeto Recriando Tarsila”, com pinturas feitas pelas crianças com base na obra da pintora Tarsila do Amaral, uma das responsáveis pela Semana de Arte Moderna, em 1922.
A expectativa da Prefeitura de Macaé é realizar, até o término do projeto, 1.500 atendimentos, superando em 58% a realidade de 2006, quando Dr. Saúde assistiu a 861 pessoas das comunidades da Ilha Leocádia, do Barreto e da Nova Esperança.