Prefeito vistoria obras do ‘Bairro Feliz’ na Fronteira

03/05/2007 18:01:13 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi vistoriou nesta quinta-feira (3) as obras de infra-estrutura urbana e de melhorias das moradias, dentro do programa “Bairro Feliz”, na Fronteira. O chefe do executivo, acompanhado do secretário de Obras, Tadeu Campos, também inspecionou a obra de contenção na orla do bairro, anunciou a construção de um calçadão de cerca de 800 metros lineares ligando a Avenida Beira Mar à Praça Mirante dos Navegantes, na Barra, e o arrendamento de um imóvel que servirá de sede para o projeto Art Luz.

De acordo com o prefeito, o projeto Bairro Feliz foi implantado na Fronteira com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro, incluindo investimento em saneamento, com a construção de redes de esgoto e de água pluvial, pavimentação, melhoria nas calçadas, construção de meio-fio, entre outras intervenções. Cerca de R$ 4 milhões estão sendo injetados no bairro, tanto na reforma das casas, quanto na infra-estrutura.

- Cerca de 300 casas cadastradas pela equipe de arquitetos e engenheiros estão recebendo serviços como troca de telhado, janela, porta, além de emboço, reboco e pintura – informou o prefeito. Uma das vantagens da pintura é que o morador pode escolher entre sete cores a ideal para a sua casa. “Depois da troca do telhado, emboço e os outros trabalhos, a comunidade escolhe qual cor para sua residência, o que deixou a população muito feliz”, afirmou o presidente da Associação de Moradores da Fronteira, Marcos Godá.

A reforma da Praça São João Batista será outra intervenção que a prefeitura vai fazer no bairro. De acordo com o secretário de Obras, cerca de 12 mil metros quadrados de pintura, 23 mil metros quadrados de telhados e seis mil metros quadrados de emboço foram disponibilizados para o bairro. As obras de intervenção estão em fase final.

A dona-de-casa Zilma de Souza, de 52 anos, disse que aprovou o Bairro Feliz, que fez melhorias em sua casa como conserto do telhado, além do emboço e revisões na construção. “Eles consertaram até as rachaduras”, contou. A iluminação do bairro está incluída no projeto de troca de 15 mil pontos de luz da cidade.

Riverton anuncia construção de calçadão na orla da Fronteira

Outra intervenção do governo municipal vistoriada pelo prefeito e o secretário de Obras foi a contenção na orla, que inclui a colocação de toneladas de pedras para barrar a passagem do mar e com isso, impedir que a água chegue até as residências. O prefeito aproveitou para anunciar a construção de um calçadão, com ciclovia, de cerca de 800 metros ligando a Avenida Beira Mar com a Praça Mirante Navegante, na Barra.

Segundo o prefeito, o projeto para o calçadão está em fase de término e em seguida, será licitado. “Vamos revitalizar a Avenida Beira Mar com o calçadão, que inclui também iluminação adequada para o local”, destacou, acrescentando que a prefeitura vai continuar a colocar as pedras, tanto na extremidade direita quanto esquerda, para garantir a segurança dos moradores da orla.

A guia de turismo Érika de Barros Lima, de 30 anos, foi uma das moradoras da orla da Fronteira que sofreu com a ressaca do mar, mas com a contenção feita pela prefeitura, a água não chega mais até sua residência. “O mar batia na parede de casa e agora, com a colocação das pedras, as ondas estão contidas”, comemorou.

O subsecretário de Meio Ambiente, Carlos Renato Mariano, que acompanhou o prefeito na Fronteira, disse que a colocação das pedras na orla, na situação emergencial que o bairro vivia, levou em conta a necessidade de uma ação rápida. “O comportamento agressivo do mar é fruto de um desequilíbrio que o oceano vem sofrendo nos últimos anos”, constatou.

O presidente da associação de moradores comemorou o anúncio do prefeito da construção do calçadão. “A comunidade ficará satisfeita com esta obra de revitalização”, disse Marcos Godá.