logo

Prefeitura abre inscrições abertas para cursos na Fábrica da Cidadania

17/05/2012 10:53:00 - Jornalista: Joice Trindade

As inscrições para o curso gratuito de Informática básica oferecido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Fábrica da Cidadania, prosseguem até sexta-feira (20). Ao todo, são oferecidas 20 vagas, destinadas a candidatos a partir de 14 anos, que podem se inscrever na sede da fábrica. As aulas serão ministradas entre os dias 22 deste mês a 21 de agosto, das 8h às 10h, no Telecentro onde funciona a Fábrica da Cidadania, situada à Rua Teixeira de Gouveia, 634.

O objetivo da Secretaria de Educação é disseminar o conhecimento digital. E com o Programa Macaé Inteligente, centenas de pessoas, muitas delas que nunca tiveram acesso à informática, encontraram oportunidade de qualificação. A programação dos cursos permanece para continuar a missão da prefeitura de tornar Macaé a cidade do conhecimento.

De acordo com o Coordenador do Programa Macaé Inteligente (Fábrica da Cidadania e Lans Houses Públicas), José Vicente Rodrigues, o curso tem grande aceitação por parte da população. “ Este curso é procurado em sua maior parte por pessoas que não têm nenhuma noção de informática e ex-alunos que frequentaram as oficinas rápidas desenvolvidas nas Lans Houses Itinerantes”, diz.

Outro curso bastante esperado é o de Manutenção de Notebooks, cujas inscrições estão abertas até o próximo dia 30. O curso é gratuito e a inscrição pode ser realizada on-line ou em qualquer Lan House Pública instaladas em diversos bairros do município e nos distritos da região serrana de Macaé. Para se inscrever, os interessados devem entregar um quilo de alimento não perecível antes da realização da prova seletiva, que acontece no dia 6 de junho, às 19h. Os produtos alimentícios serão doados a uma entidade filantrópica de Macaé.

José Vicente lembra que este módulo é destinado aos candidatos que já contam com experiência em montagem e manutenção de microcomputadores. As aulas começam dia 11 de junho e se estendem até 17 de julho, as segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21h30. Para este curso também foram disponibilizadas 20 vagas.

Outro módulo que será ministrado na Fábrica da Cidadania é o de Montagem e Manutenção de Computadores. As vagas serão destinadas a candidatos a partir de 14 anos. São destinadas 40 vagas para os turnos da manhã, tarde e noite. As aulas começam em 1º de junho e vão até 14 de julho. Antes de fazer parte dos cursos, os candidatos devem participar de uma avaliação no dia 18 de julho. Na oportunidade, haverá triagem dos interessados que terão de apresentar conhecimentos básicos referentes a Windows e Internet.

Além disso, também estão definidas as inscrições para o curso avançado de Linux. Os candidatos podem se inscrever de 1º a 29 de junho. Já a prova seletiva em que os interessados vão responder questões voltadas para conhecimentos de Windows e Internet está prevista para acontecer no dia 18 de julho.

Inicialmente, são oferecidas 20 vagas para a primeira turma de Linux deste ano. As aulas acontecem entre os dias 23 de julho a 27 de agosto, das 18h30 às 21h30.

José Vicente Rodrigues observa que cada vez mais os cursos recebem interessados em aprender e poder disputar uma vaga no mercado de trabalho: “Geralmente quem conclui o módulo básico, logo se interessa em fazer outro curso avançado para se aperfeiçoar cada vez mais. Outro ponto positivo é que muitos ex-alunos do curso de Manutenção e Montagem de Computadores se destacam nas aulas e se tornam monitores de Lan House Públicas ou conseguem ingressar no mercado de trabalho atuando nesta área”, pontua.

A grade de cursos que inclui o módulo de Linnux não atende só a comunidade. Este ano, se volta para as integrantes do projeto Mulheres da Paz: A meta é levar inclusão social e cidadania aos jovens e adultos de Macaé, mas também levar a capacitação as participantes do “Mulheres da Paz” para que elas tenham uma complementação em seus conhecimentos.

Mais ações - A coordenação da Fábrica da Cidadania está reorganizando o cronograma das oficinas itinerantes de Word, Excell, Power Point, Windows e Internet, que periodicamente acontecem nas lan house itinerantes que funcionam nos bairros do município e semanalmente na Praça Veríssimo de Mello.

Os cursos serão ministrados em praças como Aeroporto e Visconde. Para cada bairro serão oferecidas 10 vagas aos moradores. Os interessados terão a chance de se inscrever um dia antes da realização dos cursos. A proposta da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, é disseminar o conhecimento digital. Por isso, são realizados cursos em diversos locais para atender estudantes, donas de casas e aposentados.

Outro projeto, que também está confirmado é a realização de cursos específicos e intermediários com módulos como word, planilha, gráficos, tabelas e mailling list. A grade de cursos será voltada ao público que atua no comércio, a exemplo de escritórios e na área da saúde como clínicas.