Foto: Robson Maia
Inscrições devemser feitas pela internet
A prefeitura de Macaé abriu nesta segunda-feira (8) as inscrições online para o Programa Bolsa Estágio. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, a pedido da Secretaria de Administração, para uso no Controle de Estagiários, e está disponível no site da prefeitura – www.macae.rj.gov.br.
Os interessados devem acessar o site até o dia 12 de março. Para se inscrever, é preciso informar seus dados, responder a uma pesquisa sócio econômica e imprimir o comprovante de inscrição. No momento do cadastro, o estudante deverá estar ciente dos Termos de Uso do programa.
Com o comprovante impresso, o estudante deverá dar entrada no Protocolo Geral, na sede da prefeitura (Avenida Presidente Sodré nº. 534, Centro), munido do comprovante de inscrição; 1 Foto 3X4; Xerox da Identidade; Xerox do CPF; xerox do Título de Eleitor (com os dois últimos comprovantes de votação); xerox do Comprovante de Residência e declaração da instituição de ensino (original assinada e com carimbo), lembrando que a mesma deve ser do primeiro semestre deste ano.
Para estudantes de nível superior é necessário o histórico do curso (comprovando as matérias que o aluno já cursou, assinado e carimbado), já para os de nível técnico trazer a grade curricular/boletim do curso (comprovando as matérias já cumpridas);
Para se habilitar a uma das vagas, é necessário que o estudante esteja cursando o penúltimo ano do curso de Nível Superior, Técnico ou Profissionalizante de Ensino Médio, vinculado ao ensino público ou particular. Além disso, é necessário que o estudante resida em Macaé, com respectivo comprovante (água, luz ou telefone). Os estudantes de Medicina não precisarão comprovar residência.
O sistema
O acesso ao programa Bolsa Estágio ficou mais ágil e democrático. Criado em 2009, ele possibilita o acesso às inscrições através da internet. Em seu primeiro ano de funcionamento, o programa recebeu 3568 inscrições.
Além de possibilitar o acesso ao beneficio via internet, o sistema cria um banco de dados de todas as pessoas que se inscreveram no programa. Com essas informações é possível quantificar número de inscritos cursando terceiro grau e/ou ensino profissionalizante. Essas estatísticas podem ajudar na formulação de políticas públicas de ensino.
Com o sistema também é possível realizar o acompanhamento completo dos estagiários nos órgãos municipais, desde sua alocação, relatórios de pagamentos, até o fim do período disponível de estágio.
A cada novo período de inscrições, a equipe de desenvolvimento da Secretaria de Ciência e Tecnologia realiza manutenção para que novos recursos possam ser acrescentados.