Prefeitura abre inscrições para o programa Nova Vida

04/02/2010 17:03:02 - Jornalista: Simone Noronha

A prefeitura de Macaé abre na próxima segunda-feira (8) as inscrições para seleção de jovens para o programa Nova Vida, que hoje já atende a 299 adolescentes a partir de 14 anos. O programa, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, tem como principal objetivo a inclusão social e a preparação dos jovens para o mercado de trabalho.

As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 12, na sede da Subsecretaria da Infância e Juventude (Sinjuv), que fica à José Bruno Azevedo, 99, ao lado do Terminal Central. Para se inscrever, o jovem deve ter de 14 anos a 17 anos, e preencher todos os requisitos para fazer parte do programa. A seleção será feita levando em conta a vulnerabilidade social e a menor renda familiar per capita. Quem se inscreveu no ano passado e ainda não foi chamado não precisa fazer nova inscrição.

Para se inscrever, o jovem deve apresentar quatro fotos 3x4, cópia da certidão de nascimento, carteira de identidade e CPF, título de eleitor para os maiores de 16 anos, comprovante de residência, declaração escolar de matrícula atualizada de 2010, e cópia do comprovante de renda, identidade e CPF dos pais ou responsáveis. Só poderão se inscrever os jovens moradores de Macaé e alunos da rede pública de ensino.

A coordenadora do programa, Marília Nunes Bastos, lembra que o Nova Vida busca resgatar valores como a família, dando sentido à inclusão para a capacitação. Ela ressalta que o programa visa conhecer a estrutura familiar e seu histórico, de modo que os conhecimentos colaborem para atendimento de toda a família, se esta precisar.

- Os jovens recebem meio salário mínimo por mês para trabalhar durante quatro horas por dia em diversas secretarias municipais e órgãos públicos estaduais e federais, explica Marília Nunes Bastos.

O principal objetivo do programa é incluir, promover e capacitar o jovem aprendiz, respeitando o seu caráter de pessoa em desenvolvimento conforme recomenda o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pela Lei 8.069/90. Sua metodologia de trabalho consiste em acompanhamento psicossocial e pedagógico.