logo

Prefeitura abre o ano letivo lançando o Passe Eletrônico para 13 mil alunos

03/02/2010 17:42:03 - Jornalista: Waleska Freire e Douglas Fernandes

Foto: Luiz Bispo

Durante o evento, foi feita simulação do uso do passe

Os alunos da rede municipal de Macaé começam as aulas nesta quinta-feira (4) com uma grande novidade: o Passe Eletrônico (Cartão Macaé Cidadão), lançado oficialmente nesta quarta-feira (3) durante o Encontro dos Profissionais da Educação, realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. No evento, que contou com 2,5 mil pessoas, foi feita a prestação de contas de 2009 e lançadas as metas para este ano da Secretaria de Educação. O reitor da UERJ, Ricardo de Castro, ministrou a palestra “A Educação e o processo de evolução das tecnologias”, encerrando o evento.

A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Tavares Siqueira, e o secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, fizeram uma demonstração do uso do passe em um ônibus da empresa Macaense com cinco alunos das escolas da rede que utilizaram pela primeira vez o benefício, durante uma entrega simbólica. “Agora vai ser rápido passar na roleta”, disse a aluna Sabrina Santos Azevedo da Escola Municipal José Calil Filho.

- Fizemos um balanço de todas as dez metas 2009 cumpridas e vamos trabalhar 2010 para cumprir outras dez metas. O passe eletrônico consagra a parceria e a união das secretarias. É um marco de compromisso do governo, firmeza, seriedade e coragem por ter conseguido acabar com o passe de papel, disse Marilena, que representou o prefeito Riverton Mussi.

Em 2009, as conquistas foram marcadas por várias ações, entre elas recuperação do Ciep da Nova Holanda, a unificação administrativa dos três níveis de ensino (Básico, Médio e Superior), a qualificação de três mil servidores municipais, a formação de cerca de sete mil jovens em cursos profissionalizantes, a inauguração de três escolas novas e duas recuperadas, mais de 13 reformas, 22 salas de recursos multifuncionais nas escolas, a integração dos universitários à comunidade, implantação de novos cursos superiores, a realização da I Conferência Municipal de Educação e a criação do “Programa Minha Escola Querida”.

As dez metas deste ano foram elaboradas por meio de um Seminário realizado no mês passado, com a participação de 37 profissionais da educação com objetivo de apontar propostas que atendessem toda a rede, priorizando o pedagógico e a valorização da comunidade escolar. “Foi um processo democrático exercido com comprometimento e desejo de tornar a educação de nossa cidade a nosso maior riqueza”, declarou Marilena.

Na opinião da diretora Marisa de Carvalho, entre as metas anunciadas, as que mais se destacaram foram à elaboração do novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) e o processo de escolha de diretores das escolas municipais. “Todas são boas desde a proposta pedagógica até a criação do Centro de Idiomas, mas o PCCV irá beneficiar uma categoria que há décadas espera por mudança”.

Ao final do evento, Marilena Garcia revelou que estará se afastando do cargo nos próximos dias. Ex-paciente de câncer de mama, ela terá que se submeter a uma cirurgia.

Conheça as Metas de 2010:

1-Elaborar a Proposta Pedagógica da SEMED, com princípios filosóficos, sociológicos, estéticos e éticos.

2- Aprimorar o Sistema de Avaliação do Ensino Municipal (SAEM) com a criação de Grupo de Trabalho para discutir novas regras para execução da avaliação do processo ensino aprendizagem e Gestão das Unidades Escolares, levando em consideração o desempenho.

3-Lançamento do site da SEMED.

4-Articular junto a FUNEMAC a produção de uma revista científica e de publicações de trabalhos/livros de profissionais da rede.

5-Criar uma equipe multiprofissional na SEMED para o atendimento aos educandos que estejam enfrentando situações de risco potencial para o desenvolvimento dos mesmos.

6-Oferecer curso de Língua Estrangeira Moderna/Inglês, para alunos do Ensino Fundamental de 4º e 5º anos de Escolaridade para quatro Unidades Escolares e ampliação gradativa às demais escolas.

7-Definir o processo de escolha de diretores das escolas municipais.

8-Elaborar e encaminhar para aprovação um novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV).

9-Oferecer cursos de capacitação aos alunos da Rede Municipal de Ensino através do CETEP.

10-Criar o Centro Municipal de Idiomas, o Colégio de Aplicação e ampliar a oferta de cursos para os servidores da Prefeitura Municipal de Macaé em estreita ligação com as atividades de pesquisa e extensão das Universidades instaladas em Macaé e, em especial, a Cidade Universitária.