A prefeitura de Macaé continua as obras de drenagem em vários pontos da Avenida Industrial, importante via que é construída para ligar a Rodovia Amaral Peixoto à Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul). Essa avenida faz parte do arco viário do município, visando melhorar o fluxo de trânsito na Barra de Macaé e ponte Ivan Mundim.
A secretaria Executiva de Obras (Semob) está construindo uma galeria de águas pluviais, com objetivo de drenar a água da área situada nas proximidades de uma das lagoas da região. Essa galeria, com tubos de concreto armado 180X120 milímetros, vai se unir na antiga instalada sob o pontilhão da linha férrea para escoar a água da parte baixa do loteamento ao longo da avenida em direção ao Canal Macaé/Campos.
Segundo o secretário executivo de Obras, Tadeu Campos, estrategicamente, o manilhamento se encontra com o antigo, construído quando foi feita a instalação da linha férrea. “Desde a instalação da linha férrea, já se sabia que essa área, como muitas outras em Macaé, tem relevo baixo. Estamos construindo as redes de drenagem, para escoar no Canal Macaé/Campos, que se situa cerca de um quilômetro daqui. Para o prefeito Riverton Mussi é fundamental que a Avenida Industrial seja uma estrada durável, sem problemas de alagamento e escoando a água com o cuidado da preservação ambiental da região, que conta com lagoas. Além dessa galeria, cujo manilhamento já foi feito do outro lado da estrada, vamos prosseguir a extensão da rede de escoamento pluvial ao longo da pista”, disse Tadeu Campos.
De acordo com o supervisor da obra, Maurício, a instalação da galeria de escoamento de águas pluviais com tubulação de concreto é um trabalho moroso, pois a área é alagada e só pode ser feito com tempo sem chuva. Ele explicou que a galeria, com um metro e oitenta de largura por um metro e vinte de altura, tem melhor capacidade de absorver as águas pluviais que as manilhas de um metro. Ele acrescentou que, ao longo da galeria, são instaladas bocas de lobo, para limpeza.
A Avenida terá 20 metros de pista dupla e iluminação entre as duas pistas, construída nos mesmos moldes da Linha Azul. Terá condições de absorver o tráfego pesado, com estrutura para 45 toneladas, que é padrão do DER. Para fazer a ampliação do arco viário, a prefeitura investe R$ 25 milhões.
Sobre a importância da construção da Avenida Industrial, Tedeu Campos ressaltou que a avenida, ao absorver o fluxo de veículos que vêm do Norte Fluminense e do Espírito Santo em direção ao Parque de Tubos, localidades da Região dos Lagos, ou ao Trevo da BR-101, vai possibilitar que os motoristas, ao entrar por ela, cheguem à Linha Azul e trevo da Linha Verde, onde optarão pela RJ-168 ou Aroeira.
-Sendo um prolongamento do arco viário, a via possibilitará que os motoristas cruzem a cidade de um lado ao outro, sem passar pelo Centro. Com isso, o fluxo de veículos na Barra de Macaé e na ponte Ivan Mundin vai melhorar e, conseqüentemente, também no centro e outros locais da cidade – concluiu o secretário.