logo

Prefeitura acerta detalhes para inauguração de lans houses comunitárias

09/01/2008 15:10:34 - Jornalista: Waleska Freire

A prefeitura de Macaé está acertando os últimos detalhes para a inauguração das lan houses públicas nos bairros da periferia da cidade, dentro do projeto Macaé Inteligente. De acordo com o secretário de Inovação,Ciência e Tecnologia (Seictec), Guto Garcia, a expectativa é de que as primeiras lan houses já estejam funcionando até o final deste mês, em bairros como Malvinas, Nova Holanda e Nova Esperança. As lan houses vão funcionar nas casas de moradores dos bairros, oferecendo acesso gratuito à Internet.

O programa Macaé Inteligente é composto de dois projetos: a Fábrica de Cidadania e as Casas Inteligentes - lan houses públicas. A Fábrica, inaugurada pelo prefeito Riverton Mussi em novembro de 2007, oferece curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores onde 140 alunos aprendem principalmente a fazer reciclagem de computadores e equipamentos de informática. “Este trabalho é fundamental para a implantação das Casas porque são esses computadores reciclados que vão ser usados nas lan houses públicas”, disse o secretário.

É importante que as pessoas mantenham as doações de equipamentos e computadores para que os alunos da Fábrica possam reciclar durante o curso e posteriormente utilizar nas lan houses públicas. A Seictec recebeu muitas doações em 2007. Foram mais de 600 equipamentos doados por pessoas físicas e empresas. Qualquer pessoa pode doar através do tel 27725036. "Os jovens reaproveitam os computadores que normalmente seriam descartados e produzem diversos benefícios,entre eles, reduzem o lixo tecnológico e produzem novos computadores gerando trabalho e renda", destacou o secretário Guto Garcia.

Para as Casas Inteligentes, o principal agora é as empresas adotarem o programa. "As empresas podem adotar uma casa por R$ 2,5 mil por mês. Este valor custeia o aluguel e a manutenção do local por 30 dias. O empresário vai estar investindo em responsabilidade social, já que as casas promovem a inclusão social através da inclusão digital", enfatizou o secretário, informando que os interessados devem ligar para 2772-5036.