logo

Prefeitura adquire novos equipamentos para combate às endemias

29/04/2015 14:54:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Maurício Porão

Máquinas têm potência para combater mosquitos na fase adulta

Com uma tecnologia mais avançada no combate às endemias, além de causar menos danos ao meio ambiente, o Centro de Controle Zoonoses (CCZ) adquiriu um novo equipamento chamado Atomizador Costal Motorizado. Aprovado pelos 26 agentes do CCZ que utilizaram os aparelhos nesta quarta-feira (29), em treinamento realizado no Cemitério do Rosário, o atomizador será utilizado em todos os pontos estratégicos, como escolas, firmas offshore, beiras de canais, cemitérios, borracharias e residências com casos positivos de dengue.

De acordo com o coordenador do CCZ, Ramon Bouças, as máquinas têm potência para combater mosquitos na fase adulta, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue; Culex, mais conhecido como pernilongo e Anopheles, causador da malária. “Essas máquinas são bem eficazes, com tecnologia de ponta. Funcionam como um fumacê portátil”, disse Ramon, acrescentando que será feito um cronograma para atender todos os pontos estratégicos do município.



CCZ

O CCZ, órgão vinculado à secretaria de Saúde, está devidamente capacitado para exercer atividades de Vigilância Ambiental e tem o objetivo de realizar o controle de doenças comprovadamente registradas, em uma determinada área geográfica, por meio de ações de prevenção, educação e realização de atividades operacionais práticas.

O órgão é responsável pela recepção, investigação e tratamento de endemias como: malária, esquistossomose, leishmaniose, febre maculosa, doença de Chagas, leptospirose, toxoplasmose, entre outras. Os funcionários ainda fazem fiscalização zoosanitária em estabelecimentos comerciais ligados à atividade de banho e tosa, pet shop, hotéis, abrigos, casas de ração e agropecuárias, além de clínicas e consultórios veterinários, emitindo licença zoosanitária para pleno funcionamento do local.

Entre as ações do CCZ ainda há atendimentos a denúncias de maus tratos a animais e criações irregulares, além de monitoramento de casos de acidentes por mordedura ou arranhadura causada por cães ou gatos em unidades de saúde locais, para posterior acompanhamento dos pacientes quanto ao recebimento de vacinas e observação do animal agressor por dez dias.

O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na Rua Augusto de Carvalho, 101, Imbetiba, e os telefones são: (22) 2772-6461(22) 2772-6461 / 2796-1186 e 0800-0226461.


Fotos Relacionadas