A educação inclusiva é uma das prioridades da prefeitura de Macaé. Em atendimento à resolução do Ministério da Educação (MEC), que determina a adaptação das escolas especiais em Centros de Atendimento Especial, a secretaria municipal ampliará o atendimento feito aos alunos do Centro Educacional Municipal Professor Walter Boschiglia, nos moldes da legislação.
O anúncio foi feito na última quinta-feira (13), no auditório do Paço Municipal, em reunião que teve a presença de educadores, alunos, pais e representantes da Associação Macaense de Apoio aos Cegos (AMAC), do ex-vereador Ivan Drummond e do vereador Julio Cesar Barros.
O secretário de Educação, Guto Garcia, explicou, durante a reunião, que a escola vai ser extinta.
- Precisamos adequar a unidade à determinação do Ministério da Educação. Temos 20 escolas que foram equipadas pelo MEC com laboratórios multifuncionais para o atendimento especializado. Além disso, fizemos concurso para interpretes, professores de Braile e Libras, e estamos convocando mais professores especializados. Mas acreditamos que após toda a análise de viabilidade legal, o aluno poderá optar em qual unidade deseja estudar, ressaltou, solicitando união de forças entre a prefeitura e a instituição. Entendemos a importância da associação para a inclusão integral do cego, necessária não só na educação, mas também em outras áreas como o mercado de trabalho, por exemplo, - comentou.
O presidente da AMAC, Marcos Passos, lembrou sua história para ressaltar a importância de existir, na rede municipal, atendimento especializado ao cego. “Não somos contra a inclusão. O que queremos é a garantia de subsídios para que o cego tenha igual oportunidade de aprendizado”.
Durante a reunião, pais de alunos e professores do Walter Boschiglia se manifestaram, mostrando o desejo de que a escola continue realizando a alfabetização dos cegos em libras. A educadora Gelda Tavares lembrou que a escola passará a realizar um atendimento integral do indivíduo com profissionais multidisciplinares, e que a colaboração dos educadores que hoje atuam na escola, com suas experiências e vivências será bem recebida pela Secretaria Municipal de Educação.