Dentro da proposta de ampliação do Programa Saúde da Família (PSF) no município, a Prefeitura de Macaé, através da secretaria de Saúde, iniciou o trabalho de cadastramento dos moradores dos bairros Vila Badejo e Novo Eldorado para implantação de uma unidade do programa nas comunidades.
O secretário de Saúde, Luiz da Penha, lembra que a meta de governo do prefeito Riverton Mussi é de que o PSF tenha uma cobertura de 70% da população. Atualmente o programa atende 56% da população, sendo 100% da área rural. “O objetivo é atingir esta meta até 2008, ampliando a capacidade de acesso dos usuários de forma integral e humanizada”, ressalta.
O cadastro é feito por 18 agentes comunitários de saúde, das unidades da Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima e Planalto da Ajuda. Segundo o coordenador do PSF, Edílson Simões, neste primeiro momento a equipe está fazendo um pré-cadastro das comunidades, explicando como funciona o programa, quantas pessoas possuem em cada casa e outras informações que servirão para o cadastro definitivo.
A dona de casa, Maria Regina Carvalho Ferreira, moradora da Vila Badejo diz que aprovou a iniciativa e aguarda a implantação do programa que já tem reconhecimento nacional. “Era um anseio da nossa comunidade que é atendido pela prefeitura”, ressalta.
Durante reunião com o prefeito e a comunidade no final do mês de maio, os moradores da Vila Badejo solicitaram a implantação de um módulo do Programa de Saúde da Família. As ações do PSF são desenvolvidas por equipes que trabalham com famílias cadastradas pelos agentes comunitários de saúde. Essas equipes são formadas por moradores do local, que monitoram, em média, a saúde de 150 famílias, ficando responsáveis pelo atendimento das famílias.
Cada equipe é composta por médico, enfermeiro, técnico/auxiliar de enfermagem e até seis agentes comunitários de saúde. Em Macaé, a secretaria de Saúde incluiu no PSF os serviços de Fisioterapia, Odontologia, Serviço Social e Nutrição.