O prefeito Riverton Mussi anunciou nesta quarta-feira (21) a reativação da Estrada do Tatu, que vai fazer a interligação da Linha Verde com os bairros Novo Horizonte, Morro de Santana, Santa Mônica, Morro de São Jorge e outras comunidades. Acompanhado do secretário de Obras, Tadeu Campos e do presidente da Fundação de Agropecuária, Abastecimento e Pesca (Agrape), Francisco Alves Machado Neto, o Chico Machado, Riverton caminhou por cerca de quarenta minutos toda a extensão que margeia a estrada.
- A Estrada do Tatu é municipal e será reativada. O projeto está em fase de elaboração e em seguida, vamos solicitar a licença ambiental junto à Feema – explicou o prefeito, se referindo à Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente. A estrada vai facilitar o acesso de saída das comunidades do Aroeira, Jardim Vitória, Santo Antônio, Morro de Santana, Santa Mônica, Morro de São Jorge, entre outras.
O secretário de Obras ressaltou que a prefeitura também visa melhorar o acesso ao Complexo da Petrobras no Santa Mônica. “Temos a preocupação de distribuir opções de acesso para evitar o estrangulamento do tráfego”, disse Campos. Desta forma, quem mora nos Cavaleiros e quiser chegar ao Complexo da Petrobras, pode seguir pelas linhas Verde, Vermelha ou pela Cancela Preta. Quem mora no Centro, vai acessar pela Aroeira. Já os moradores do Aeroporto, podem fazer o acesso pela Linha Azul. “Os carros não passarão apenas por um caminho”, ratificou Campos.
A comunidade de Nova Macaé também será beneficiada, com facilidade no acesso às comunidades de Jardim Santo Antônio, Jardim Vitória, Nova Aroeira e outras. A reativação vai abranger os cerca de três quilômetros da Estrada do Tatu, que será toda urbanizada.
PARQUE DAS AVES - Riverton também informou que está negociando com proprietários de uma área nas proximidades da Estrada do Tatu a criação do Parque das Aves, para transformar o local em um ponto ecológico, com visitação turística voltada para a preservação ambiental.
Outra obra anunciada pelo prefeito nesta quarta foi o asfaltamento da Estrada da Cancela, que faz a interligação da Cancela Preta com o Morro de Santa Mônica e a Aroeira, dando acesso a diversas comunidades. Riverton vistoriou todo o trecho que passará por obra, também de cerca de três quilômetros. A estrada é municipal e ganhará obras de drenagem, rede de água pluvial para em seguida, receber o asfaltamento. Hoje, a passagem é uma estrada de chão.