Tudo pronto para a a Campanha de Captação de Doadores de Medula Óssea, que acontecerá em Macaé nesta sexta-feira (24) e sábado (25),no Shopping Plaza Macaé das 11h às 18h. A programação é realizada pela Embaixada Fla Macaé, em parceria com a Embaixada Fla Medula e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A ação tem o apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde.
De acordo com a organização, a ação, apesar de ser desenvolvida por duas embaixadas ligadas ao time do Flamengo, será aberta a todos os torcedores, pois o objetivo é mobilizar a população para salvar vidas. Durante a campanha haverá orientação aos visitantes do shopping sobre a campanha e cadastro que é rápido. As embaixadas que são reconhecidas pela união de torcidas e suas famílias também promovem ações sociais. A campanha de Captação de Doadores de Medula Óssea é considerada pelos coordenadores como uma das maiores deste ano.
O evento visa cadastrar um número expressivo de pessoas no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Vale lembrar, que o doador deve ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em boas condições de saúde e levar um documento oficial com foto (pode ser digital)
A instituição que realizará a coleta é a UERJ com a parceria da Fla Medula. A Secretaria de Saúde vai atuar na estrutura operacional. Após a coleta de amostra de sangue, o doador será cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea - Redome, que é associado a outros bancos internacionais, tendo um cadastro disponível à doação de medula óssea, para que, no momento da necessidade de um transplante de medula óssea, o possível doador seja acionado. Sendo assim, quando alguém precisa de transplante, os técnicos do Redome fazem a pesquisa de compatibilidade por entre os registros de todos os doadores cadastrados; e se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer outros exames de compatibilidade genética. Se o perfil coincidir com o do paciente que precisa do transplante, o voluntário decide se realmente quer doar.
A doação de medula óssea pode ser feita de duas formas, aférese ou punção. A decisão sobre o método é exclusiva dos médicos assistentes. De acordo com registros é mito que a doação é realizada pela espinha com chances de deixar o doador paraplégico.
A carteirinha e a declaração de cadastro de doador estão disponíveis no aplicativo Redome, disponível para os sistemas Android e IOS. Basta efetuar o download na loja de aplicativos do seu celular e fornecer seus dados de identificação. Lembre-se, é importante manter seu cadastro atualizado via aplicativo ou site.
O que é necessário para ser um candidato a doador?
• Ter entre 18 e 35 anos de idade (O doador permanece no cadastro até 60 anos e pode realizar a doação até esta idade).
• Portar documento de identificação oficial com foto (Podendo ser digital). • Preencher a ficha de cadastro.
• Permitir a coleta de 4ml de sangue para tipagem genética.
• Não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação. *
O cadastro será permitido nos seguintes casos:
- Tireoidite de Hashimoto e Doença de Graves tratadas com sucesso e situação clínica estável.
– Psoríase controlada, somente no caso de uso de medicação tópica
– Vitiligo, sem uso de medicação.
- Epilepsia doença controlada, sem uso de medicação e crise há mais de três anos.
* Doença Sexualmente Transmissíveis ( DST) tratadas (Herpes, HPV, Clamídia e Sífilis).
* Diabetes bem controlada, seja por dieta ou medicamento será permitido o cadastro. Nos casos de diabetes em que é necessário o uso de insulina ou outra medicação injetável para tratar a própria doença ou doenças renais, cardíacas, do nervo ou dos olhos (relacionados com a diabetes), o cadastro não será permitido.