logo

Prefeitura apóia Festa do Padroeiro São João Batista

20/06/2007 14:21:59 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A festa do padroeiro de Macaé, São João Batista, cujo dia é comemorado no próximo domingo (24), terá as missas como parte mais importante da programação. Essa é a opinião do padre da Igreja de São João Batista, José Luiz Bustamante Sá. Ele agradece o apoio da prefeitura macaense: “imprescindível para a realização dos festejos”, assegura.

Encenações teatrais, shows, sorteios – inclusive de um Celta, modelo 2007, branco, duas portas -, além da presença de barracas com comidas típicas fazem parte da programação.

No dia 22, sexta-feira, os festejos serão iniciados às 18h, com a missa. Às 19h, apresentação do coral da Petrobras. A vida do santo terá seus mais significativos momentos mostrados às 19h30, por atores católicos. Às 20h, é a vez do show da banda Mistura Fina, que acontece no palanque montado pela administração municipal. Depois, apresenta-se a banda Manga Rosa.

No sábado (23), haverá almoço entre 12h e 15h. A missa acontece às 17h. A partir das 18h, haverá outra encenação teatral. Dessa vez, o grupo Solidariedade interpretará assuntos referentes à Amazônia – tema da Campanha da Fraternidade de 2007. Às 20h, show da banda Palafita e, em seguida, a banda Explosão Popular se apresenta.

No dia principal, domingo (24), as comemorações começam com fogos (alvorada), às 06h. Às 08h, o padre José Luiz celebra missa. No final da celebração, a Sociedade Musical Nova Aurora vai se apresentar. Entre 12h e 15h, ocorre mais um almoço com fins beneficentes, por meio da venda dos ingressos. A procissão em homenagem a São João Batista sairá às 16h, percorrerá várias ruas do centro da cidade, terminando no palanque próximo à igreja, onde haverá a missa campal.

Os Cantores de Deus se apresentam, às 19h, após o casamento da roça e dança da quadrilha (18h). Às 20h, acontece o sorteio do carro e às 22h, show da banda Aço Doce.

De acordo com o padre José Luiz, São João Batista foi o precursor de Jesus Cristo. Em Isaías 40, 3 e Mateus 3, 3, ele é a voz que clama no deserto. Preparar o caminho do Senhor, endireitar as suas veredas era a missão do santo, que anunciava a verdade e denunciava as injustiças dos poderosos, sendo decapitado por ordem de Herodes.