logo

Prefeitura apresenta projeto da infraestrutura da Nova Esperança

02/07/2024 21:55:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Rui Porto Filho

Drenagem, pavimentação e redes de abastecimento de água potável estão previstas

Equipe técnica do governo municipal apresentou na noite desta terça-feira (2) no Ciep Darcy Ribeiro, o projeto da infraestrutura da Nova Esperança. O valor licitado total da obra em 22 meses é de R$68.897.277,49, segundo o Processo 75.351/2023. Para 2024, o valor investido está em R$ 16.128.875,14.

O prefeito Welberth Rezende informou que a drenagem que será realizada na Nova Esperança vai beneficiar também a Nova Holanda. “Vamos totalizar 40 ruas e duas bacias de acumulação, além de três conjuntos novos de bombas que vão melhorar a drenagem”, anunciou.

Welberth enumerou algumas obras em andamento. “Temos muitas obras da ponte da Barra para cá: Vale Encantado, começamos a obra grande do Barreto, estamos fazendo o calçamento do Jardim Carioca 2, vamos iniciar neste ano o Vale Verde, ainda entrego esse ano a ordem de serviço da Piracema, já entreguei a do Jardim Franco, além de ações sociais como o Macaíba, que também favorece o comerciante local; o cartão Educação, que proporciona dignidade às pessoas”, assinalou o prefeito Welberth Rezende, citando obra também da Malvinas, Ilha Leocádia, Aroeira, entre outras.

De acordo com o secretário de Obras, Felipe Bastos, o projeto inclui a contratação de empresa especializada em construção civil para execução de complementação da obra do PAC II - Nova Esperança, com fornecimento de material, mão de obra e equipamentos.

Obra inclui drenagem, elevatória e pavimentação
Dentro da bacia 1, será feita a complementação de serviços iniciados anteriormente, com conjunto moto bomba, barrilete, recalque, painel, quadro e instalações do tanque de acumulação 1. “Nesta bacia estão inclusas a estrutura física e sistema de bombeamento de 3 elevatórias de esgoto e pavimentação em paralelo dos trechos periféricos do tanque de acumulação 1 no total de 2.371,05 metros quadrados", explicou Felipe Bastos.

Na bacia 2, área com maior abrangência de atuação, com muitas demandas a serem executadas, o secretário de Infraestrutura, Santiago Borges, detalhou que serão implantadas redes de abastecimento de água potável com 5.614 metros; redes de drenagem de águas pluviais com 4.354 metros; redes de esgotamento sanitário com 9.252 metros; pavimentação em paralelo em 27.927,87 metros quadrados.

- Além disso, haverá linhas de recalques para elevatórias do sistema de esgotamento com 3 elevatórias de esgoto; estrutura física e sistema de bombeamento de 3 elevatórias e estrutura de concreto do tanque de acumulação 2 e conjunto moto bomba, barrilete, recalque, painel, quadro e instalações – frisou o secretário de Infraestrutura. Toda a obra terá acompanhamento da assistência social.

O secretário de Obras, Felipe Bastos, expressou que o início da obra que vai ocorrer pelo piscinão 2 e tanque de acumulação 2. O piscinão irá receber toda a drenagem das ruas que compõem a bacia 2, o que ajudará a prevenir alagamentos e enchentes na região. Após a conclusão da obra do piscinão, as ruas que irão receber melhorias são a Rua dos Coqueiros e a Travessa Jerusalém, que também fazem parte do projeto de revitalização da infraestrutura.

De acordo com Santiago Borges, a continuidade das obras na Bacia 3 vai avançar com a complementação dos serviços iniciados anteriormente. Dentre as ações que serão realizadas, destaca-se a pavimentação em paralelo dos trechos periféricos do tanque de acumulação 3, totalizando 3.556,57 metros quadrados. Além disso, serão finalizados os trabalhos na linha de recalque restante de uma elevatória de esgoto, com extensão de 172,28m.

Outra etapa importante será a construção da estrutura física e instalação do sistema de bombeamento de três elevatórias. Adicionalmente, serão concluídas as obras na estrutura de concreto do tanque de acumulação 3, juntamente com o conjunto moto bomba, barrilete, recalque, painel, quadro e demais instalações necessárias para o pleno funcionamento do sistema.

Os secretários lembraram da classificação urbana da Nova Esperança, como zona especial de interesse social, o convênio com o Ministério das Cidades por meio do PAC e o programa de urbanização, regularização e integração de assentamentos precários.

Os presidentes da Associação de Moradores do bairro, Alex Veloso e Léo Macaé, comemoraram a realização da obra. “Esperamos a obra há bastante tempo”, atestou Alex. “É um sonho realizado”, comentou Léo.

As ruas beneficiadas serão: Piracema; Nossa Senhora do Carmo; da Alegria; São Lucas; da Amizade; dos Coqueiros; Santa Rita; Leonel Pereira; parte da Rua das Orquídeas; São Pedro dos Navegantes; Vitória 1, das Flores; Souza Filho; União dos Povos; Violeta; Santos; Manoel Fernando; da Paz; Nova Nazaré; Nova Cidade; parte da Rua Oliveira; parte da Avenida Jabotá; parte da Vila Azira; parte da Rua Dom João VI; parte da Rua Boa Amizade; parte da Rua Maria Angélica; parte da Avenida Caetano Campos; travessas São Lucas; Lírio do Vale; Antônio Correia; Jerusalém; vilas Lurdes, Maria e Patriarca, além de quatro ruas sem nome.

Participaram da apresentação o ex-prefeito Riverton; vereadores e a população em geral.


Fotos Relacionadas