A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) efetuou melhorias em estradas e ruas de várias localidades próximas à Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul), como na Piracema, Águas Maravilhosas e Virgem Santa. Com a instalação da rodovia, as comunidades crescem, acompanhando o desenvolvimento da região.
Na Piracema, as ruas principais receberam barro e solo brita, para evitar a formação de lama durante os dias de chuva e possibilitar o acesso de coletivos para atender à comunidade. Antes dessas melhorias, os moradores tinham que caminhar cerca de 30 minutos até o ponto de ônibus mais próximo. Além da Piracema, essas melhorias foram efetuadas nas Águas Maravilhosas e em várias estradas de acesso à Virgem Santa.
- Com a abertura da Linha Azul essa região do município vem crescendo. As comunidades ainda são carentes de infra-estrutura, porque são novas, mas a prefeitura busca melhorar as estradas e ajudar os moradores com o abastecimento de água – diz o secretário de Serviços Públicos, Delorme Ramos.
A Piracema é uma comunidade dividida pela Linha Azul e as melhorias aconteceram nos dois lados da via. O presidente da Associação de Moradores do bairro, Nei Conceição Barros, o Nei da Piracema, disse que a associação já conta com 460 famílias cadastradas. Conforme ele, no local, as maiores dificuldades sempre foram falta de água, de energia elétrica e de ônibus.
- A comunidade foi atendida com a melhoria nas ruas de acesso e já é atendida com linha de ônibus. A secretaria instalou quatro caixas d’água comunitárias de cinco mil litros cada, que são abastecidas diariamente. Em relação à luz, nós encaminhamos o projeto solicitando a instalação à Ampla, que deve nos atender - afirma Nei.
As melhorias nas ruas foram estendidas às Águas Maravilhosas e à Virgem Santa. Segundo o subsecretário de Serviços Públicos, Jonas de Siqueira César, na Piracema foram quatro quilômetros e meio de ruas compactadas com barro e receberam solo brita. Também receberam barro e solo brita as ruas das Águas Maravilhosas e cerca de dez quilômetros de estradas na Virgem Santa.
Para Delorme Ramos, é importante que a prefeitura atenda aos bairros e localidades que apresentam maiores carências. “Muitas localidades sofriam com a falta de água. Estamos minimizando o problema, abastecendo diariamente as caixas d’águas comunitárias que instalamos em várias locais. Também melhoramos as condições de acesso de ruas que já contam com linhas de ônibus”, explica.
Sobre a distribuição de água, o secretário informa que as comunidades têm hoje caixas d’água comunitárias. “Por determinação do prefeito Riverton Mussi, preocupado com a carência de água nas comunidades mais novas, que ainda não são atendidas pela Cedae, a Semusp distribuí mais de 300 mil litros de água por dia”, finaliza Delorme Ramos.