Integrantes da Comissão de Pronta Ação da Prefeitura de Macaé, que está atuando para a desocupação de imóveis em risco de desabamento na orla do bairro Fronteira, acompanhados pelo presidente da Associação de Moradores, Manoelson de Oliveira, estiveram mais uma vez no local nesta quarta-feira (4).
Foi realizada uma ação de mudança e deslocamento das seis famílias, que concordaram com o aluguel social nos bairros Verdes Mares e Aeroporto. Ao todo 24 famílias serão realocadas, neste primeiro momento, porque as construções oferecem risco de segurança e vida.
De acordo com a Defesa Civil, a instabilidade do tempo, os fortes ventos, o mar revolto e as fortes ondas são alertas que estão preocupando as autoridades municipais. A remoção provisória neste momento é descrita como proteção e segurança para as famílias em situação de vulnerabilidade social, com risco devido à ressaca e às moradias condenadas por problemas estruturais nas construções.
“Todas as casas vistoriadas estão com suas estruturas comprometidas, as ferragens corroídas pela maresia e com rachaduras. Já existe uma ação judicial para ser cumprida e o município vem fazendo intervenções de remoção e realocação das famílias que residem nestes pontos mais vulneráveis”, informa o Secretário Adjunto de Serviços Públicos, Rodrigo Silva.
A Comissão de Pronta Ação é composta pelas Secretarias Habitação, Defesa Civil, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Ordem Pública, Ambiente, Mobilidade Urbana, Adjunta de Serviços Públicos, Coordenadoria Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses e a Procuradoria Geral do Município.