A equipe da Secretaria da Infância e Juventude (Sinjuv) de Macaé montou um estande nesta sexta-feira (02) dentro do Condomínio Cidadão – Bosque Azul no bairro Ajuda, para orientar e cadastrar os jovens para o Programa Social Juventude Assistida. O programa atenderá 120 jovens de 14 a 18 anos incompletos, com renda familiar de até três salários mínimos, que deve estar matriculados na escola.
Segundo a secretária da Sinjuv, Viviane Vitorino a visita também foi uma oportunidade para conhecer as necessidades de implantação de políticas públicas na localidade. Ela explica que os cadastrados irão passar por uma triagem, que inclui visita domiciliar por uma equipe multidisciplinar. “Meus dois filhos se cadastraram. Se eles conseguirem, já é um caminho para o mercado de trabalho”, disse a doméstica Maria Silva Soares, moradora do Condomínio.
A equipe cadastrou 58 jovens na parte da manhã. Na próxima semana – segunda, terça e quarta – a equipe fará o cadastramento no Parque Aeroporto, na antiga Mansão do Forró, onde vai funcionar o projeto. O Programa Social Juventude Assistida que faz parte das ações de política social do município e contará com cursos profissionalizantes, como informática, pintura em tela, silck-screen, prática de xadrez e agricultura. Os jovens selecionados para o programa receberão um auxílio-bolsa de meio salário mínimo.
De acordo com Viviane, a secretaria está elaborando o projeto Criança Feliz, para atender a crianças de oito a 12 anos, com atividades recreativas.