Parceria entre a prefeitura e o governo federal contemplou 12.500 famílias macaenses com o programa Bolsa Família e os remanescentes (cartão alimentação, vale alimentação, PET, bolsa escola e auxilio gás). Foram recadastradas cinco mil famílias. Nos novos cadastros, foram 6.800 na cidade e 700 famílias na região serrana.
O trabalho de recadastramento foi feito em três meses e contou a parceria das secretarias de Saúde, Educação e do Programa Macaé Cidadão. “Pesquisadores do Macaé Cidadão, treinados pela equipe do Fumdec, tiveram uma participação decisiva nesse trabalho”, conta o presidente do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) Jorge Siqueira.
- A preocupação do prefeito Riverton Mussi é criar oportunidades de desenvolvimento para os munícipes, independente da questão partidária. Para o trabalho de recadastramento e cadastramento, a prefeitura de Macaé equipou e montou um Centro de Processamento de Dados dentro do Macaé Cidadão, disse o presidente do Fumdec.
Do Centro, todos os dados do Bolsa Família são enviados para o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) .Mesmo com todo trabalho feito pela prefeitura, alguns benefícios foram bloqueados. “Os que foram bloqueados estão sendo desbloqueados automaticamente e a família receberá o valor acumulado”, explica Siqueira. Já àqueles que não atenderem as exigências do programa serão cancelados, como por exemplo, renda per capita acima de R$ 120,00.