A prefeitura de Macaé inicia nesta quarta-feira (24), no ginásio do Clube Ypiranga, o cadastramento para o Bolsa Família federal, voltado somente para famílias com renda per capita de até R$ 120. O cadastramento, coordenado pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) e o Macaé Cidadão, será feito até o dia 14 de junho, das 9 às 17 horas, excluindo sábados e domingos.
O cadastramento será feito para novas famílias que querem concorrer para uma das vagas do programa do governo federal. O Fumdec alerta, no entanto, que o cadastramento não assegura que a família será beneficiada. O recadastramento para as famílias que já estão incluídas no programa continuará sendo feito na antiga secretaria de Fazenda (Rua Télio Barreto, número 28).
- As famílias poderão efetuar o cadastramento até 14 de junho, portanto, não é necessária correria. Todos que quiserem participar do cadastro terão suas fichas preenchidas – esclareceu o presidente do Fumdec, Jorge Tavares Siqueira, deixando claro que é o governo federal quem define os beneficiados.
O Bolsa Família é um programa do governo federal, implantado por meio do Ministério de Desenvolvimento Social, que leva em consideração o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) para determinar o número de famílias que estão abaixo da linha de pobreza, que é o público-alvo do programa. O recadastramento já realizado em Macaé para o Bolsa Família contabiliza mais de 4,7 mil famílias interessadas no programa. “Mesmo com o número elevado no cadastro, é preciso que as famílias também façam o seu”, destacou o presidente do Fumdec.
Para se cadastrar, os interessados devem levar a seguinte documentação: CPF (obrigatório), título de eleitor (obrigatório), comprovante de residência (obrigatório), carteira de identidade, certidão de nascimento (para menores), certidão de casamento, carteira de trabalho e comprovante de renda. A decisão para um único local de cadastramento foi tomada após alguns tumultos pontuais ocorridos na cidade.