logo

Prefeitura capacita confeiteiras e lança no mercado de trabalho

29/08/2012 14:31:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Lourdes Acosta

A Prefeitura, através da subsecretaria de Política para as Mulheres, entrega para o mercado de trabalho mais um grupo de mulheres capacitadas em confeitagem de bolo. As aulas teóricas e práticas, ministradas pela professora Eutália Oliveira, uma culinarista formada pela faculdade de Viçosa (MG), terminaram nesta terça-feira (28).

O curso faz parte do projeto Renda Mulher, em prosseguimento à política comunitária que beneficia a mulher residente em Macaé, com qualificação e aconteceu durante 40 dias, no Espaço Mulher Cidadã “Erosita França Lecler”, localizado na Rua da Igualdade, ao lado da antiga Delegacia de Polícia de Macaé.

O Espaço Mulher serve de base para a promoção de cursos profissionalizantes e o desenvolvimento de ações e serviços relacionados à promoção de políticas comunitárias ao público feminino. Além de qualificar as mulheres o Renda Mulher tem como cunho social a geração de trabalho e renda para quem precisa ter uma profissão ou função e ajudar na economia familiar. Quem confirmou isso foi a subsecretária de Políticas para as Mulheres, ligada à secretaria de Desenvolvimento Social.

- Capacitar para o mercado de trabalho é uma das metas da Prefeitura de Macaé, pois é grande a preocupação do Governo Riverton com a qualificação e geração de renda para as mulheres, prova disso foi a criação do Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc, com o objetivo de prosseguir com a política comunitária que beneficia a mulher, gerando renda e habilitando-a para o mercado de trabalho. Também no governo Riverton foi criado o Espaço Arte Mulher, a lojinha do terminal central, onde as artesãs que participam do Programa Renda Mulher podem comercializar seus produtos, destacou a subsecretária, Rosaly Chaloub.

De acordo com a professora Eutália foi muito gratificante ver que as alunas aprenderam a trabalhar com os vários tipos de glacês. “Elas conheceram e trabalharam os glacês mármores com vários sabores de recheios e bolos, com bicos de confeitagem e pasta americana, entre outros. Muitas já fizeram sua produção em casa e já começaram a ganhar dinheiro”.

A expectativa de Amanda Silva, de 24 anos, moradora do bairro Miramar é ter sua própria renda. “Aprendi a confeitar para comercializar e somar minha renda. Quero ter meu próprio negócio”, disse. Já Edna Tavares, de 71 anos e moradora da Barra de Macaé, há 29 anos, colocou que antes disso comercializava bolos em São Gonçalo e agora, quis aperfeiçoar seus conhecimentos para apresentar nos batizados e casamentos da família que cada dia cresce.


Fotos Relacionadas