Sessenta e nove representantes de instituições subvencionadas da prefeitura de Macaé e 14 secretarias finalizam, nesta semana, o módulo objetivo, o segundo, do curso de Qualificação em Projetos Sociais oferecido pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), em parceria da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e da secretaria de Assistência Social (Semas).
O curso, cujo objetivo é fazer dessas instituições auto-sustentáveis, teve início em abril e termina no próximo mês com o módulo de oficinas. Durante o módulo objetivo, foi apresentado aos alunos temas como a realidade sócio-econômica de Macaé, os modelos de programas federais, estaduais e municipais e as legislações equivalentes, além do agrupamento de recursos de fontes diferentes.
O curso faz parte do “Parceiro Social” com aulas ministradas pela mestra em sociologia e antropologia, Denise Maria Duque Estrada, as terças e quintas-feiras, na Funemac.
Algumas etapas do projeto já foram desenvolvidas como o diagnóstico, feito por uma assistente social do Fumdec, onde foram identificadas as necessidades de cada instituição; a palestra de Frei Beto, que falou sobre papel do poder público e das instituições do terceiro setor. Após essa fase de qualificação, as instituições estarão aptas para estruturar um plano de trabalho e fazer uma prestação de contas transparente.
O curso visa oferecer uma independência, já que uma vez capacitadas, as instituições poderão buscar o empresariado local como parceiro. Todo ano, a prefeitura de Macaé repassa às instituições 120 milhões de reais.
Com o curso, as instituições estarão capacitadas a fazer uma a buscar novos parceiros, seja através da iniciativa privada ou do governo federal.