A prefeitura realiza até quarta-feira (30), por meio das secretarias de Proteção e Defesa Civil e Gestão Pública, uma capacitação para os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidente da Prefeitura Municipal de Macaé (CIPA/PMM), que assumirão os trabalhos nos diversos setores públicos em 2016. O objetivo é a prevenção de acidentes e a preservação da saúde e segurança dos trabalhadores. O treinamento acontece no auditório da Defesa Civil, das 8h às 16h.
Segundo o assessor de treinamento da Defesa Civil, Eduardo Lopes, o treinamento é uma exigência da Norma Regulamentadora (NR-5). "Entre as matérias explicadas na capacitação, vale destacar a análise de investigação de acidentes e o mapeamento de riscos, pois são atribuições diárias dos cipeiros, entre outras", explicou Eduardo, que direciona o treinamento.
- A experiência da secretaria de Proteção e Defesa Civil na área na segurança do trabalho é benéfica e deve ser passada adiante. Esta parceria entre secretarias e servidores de diversos órgãos agrega conhecimento. Por isso é necessário que todos os integrantes da CIPA passem por essas orientações - ressaltou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Luciano Castilhos.
De acordo com os novos integrantes da CIPA, Jovenito da Conceição de Souza e Wallace Gomes Batista, técnicos de segurança no trabalho, a qualificação é importante porque não basta a legislação existir, é necessário saber aplicá-la em cada setor. "O conhecimento técnico é primordial, pois auxilia a CIPA a executar a inspeção, levantamento de risco, entre outras atribuições", frisou Wallace, que contribuirá na CIPA da Secretaria de Saúde.
Vinte e dois membros da CIPA participam do treinamento, ao final todos os participantes receberão um certificado de conclusão.
Atuação da CIPA - A CIPA atua de forma autônoma. Os membros que representam os empregados possuem conhecimento e experiência da realidade que se configura no ambiente de trabalho no que tange à segurança, meio ambiente e saúde das pessoas envolvidas com as tarefas.
Cabe ao empregador avaliar, sob o ponto de vista técnico, as recomendações da CIPA, bem como submeter à Comissão as iniciativas técnicas adotadas pela empresa pública ou privada.
As atribuições dos novos membros da CIPA ou conselheiros são: confeccionar o Mapa de Risco do Ambiente, fazer relatórios, calendários de reuniões, organizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), analisar acidentes, promover programa de palestras nos setores da PMM, ajudar na campanha DST/Aids, auxiliar o Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e confeccionar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.