logo

Prefeitura capacita professores em Educação Especial

31/03/2007 12:12:10 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Capacitar os professores das escolas municipais para oferecer um ensino de melhor qualidade para todos os alunos, inclusive para os que precisam de cuidados especiais. Este é o principal objetivo do Curso de Necessidades Especiais, promovido pela Secretaria de Educação de Macaé. O curso, que vai até maio, foi aberto neste sábado, com aula inaugural com a professora Mônica Pereira dos Santos, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e doutora em Psicologia e Educação de Necessidades Especiais.

Durante a abertura a secretária de Educação, Milmar Pinheiro destacou que cursos como estes são importantes não só para a valorização e aperfeiçoamento do professores, mas também dos alunos e pais. “Queremos a união de todos para que esta criança sinta prazer em participar de todas as atividades da escola, e possa no futuro ser inserido no mercado de trabalho”, falou.

Com o auditório da Faculdade de Filosofia de Macaé (Fafima) lotado, Mônica falou sobre o tema “Inclusão da criança com Necessidades Educacionais Especiais”. O assunto, que chamou a atenção da sociedade a partir da menina Clara, da novela “Páginas da Vida”, foi discutido com os professores, que lembraram da importância da capacitação profissional para atender a essas crianças. “A iniciativa da prefeitura de Macaé em oferecer este curso deve ser aplaudida. Promover a inclusão dos portadores de necessidades especiais nas escolas é um desafio, que deve ser encarado de frente”, comentou a professora.
O curso, que começa no próximo dia 13, será ministrado por profissionais do Instituto Helena Antipoff, considerado referência em educação especial no país. Criado há 31 anos, o Instituto é responsável pela educação especial da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. O Instituto produz conhecimentos em educação especial e confecciona recursos multissensoriais, que contribuem para a atualização permanente dos professores e desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. O curso será dividido em cinco módulos, com aulas sempre as sextas e sábados.