logo

Prefeitura capacita profissionais que trabalham com idosos

30/10/2012 11:33:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Maurício Porão

palestrante Sandra Gomes aborda a prevenção de acidentes domésticos

Mais de 200 pessoas participaram na segunda-feira (29), do curso de capacitação "Prevenção de Acidentes: Riscos Domésticos e Viários para os idosos", oferecido pela Prefeitura de Macaé, por meio da subsecretaria do Idoso, em parceria com a Fundación Mapfre. O evento, que aconteceu no Centro de Convivência do Idoso “Elisa Lamoglia Mussi”, em Ajuda de Baixo, contou com a presença da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, através da superintendente de Política para pessoas Idosas, Maria da Penha Franco.

A capacitação foi realizada através dos representantes da Fundación Mapfre, Sandra Gomes e Luís Gonçalves, que discorreram sobre assuntos concernentes à prevenção, além de aconselhamentos ao público presente. Profissionais de todas as áreas envolvidas com o segmento da terceira idade, tais como secretarias, coordenadorias e grupos, além dos centros de longa permanência, participaram do evento, além de idosos da comunidade e a Guarda Municipal Sênior.

O evento foi aberto pela presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marilea Ramos, na presença da subsecretária do Idoso, Marli Reis e da coordenadora de honra dos grupos da Terceira Idade, Margarida Mussi.

Nas abordagens os palestrantes identificaram os principais fatores de risco em situações de quedas, intoxicação, queimaduras, incêndio, choques e asfixia entre outros e proporcionaram condições aos participantes de serem multiplicadores de orientações práticas para melhor qualidade de vida dos idosos.

Segundo a palestrante Sandra Gomes, a prevenção é importante para evitar acidentes domésticos. Para evitar quedas ela recomendou algumas práticas. “O piso deve ser antiderrapante no banheiro e os interruptores próximo à cama. Não lustre a cerâmica e não encere o assoalho. Tudo isso deve proteger a saúde física e mental do idoso”, aconselhou.

Luís Gonçalves, da Fundación Mapfre, abordou a segurança viária para idosos, orientando condutores e pedestres para cumprirem as normas vigentes, dirigir com tranquilidade, aceitar suas limitações, optando pela prudência e respeitando as sinalizações.

A superintendente estadual de Política para pessoas Idosas, Maria da Penha Franco, 76 anos, disse que a capacitação foi muito importante e que Macaé é um dos municípios pioneiros na questão do idoso.

— Macaé é um município avançado, pois possui ações e programas descentralizado, buscando parcerias. A presença da Guarda Sênior em uma capacitação dessas é inédita no Estado do Rio de Janeiro. Um evento como este eleva a autoestima do idoso. A capacitação é importante, porém ouvir o idoso é muito mais. Na política pública o idoso tem que dizer o que quer e o que espera para se sentir útil pela sociedade — acentuou.

Para a assistente social da Pousada da Cidadania, Ana Darcia, há quatro anos à frente do abrigo, lidando com a terceira idade, a capacitação foi muito importante. “Foi formidável porque apontou todos os cuidados que devemos ter com os idosos para assegurar-lhes qualidade de vida”. Já Maria Cândida, de 86 anos, moradora do Parque Aeroporto, aluna dos cursos de leitura dinâmica e pintura em tecido no Centro de Convivência, falou da sua satisfação em participar. “Gostei muito e participei opinando sobre a vivência dos idosos. Cursos como esse sempre tem novidades. A gente vive aprendendo”, disse.

A subsecretária Marli Reis reafirmou que a prefeitura visa, através das políticas públicas, proporcionar melhor qualidade de vida aos idosos.

— Buscamos a parceria com a Fundación Mapfre, que através do seu Instituto de Ação Social, destina-se a melhorar as condições de vida das pessoas e de grupos, para poder proporcionar qualidade de vida aos idosos de Macaé. O curso capacitou profissionais das áreas da saúde, segurança e social, fortalecendo as políticas públicas municipais relacionadas ao idoso — finalizou.


Fotos Relacionadas