logo

Prefeitura celebra convênio de engenharia pública

06/07/2006 18:06:47 - Jornalista: Marilene Carvalho

Com o objetivo de prosseguir o atendimento de demandas da população de baixa renda do município, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, celebrou nesta quinta-feira (06) convênio com o Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos (Crea-RJ), que visa o desenvolvimento de ações relacionadas ao setor de construção civil, destacando-se o Programa de Engenharia e Arquitetura Pública e os Concursos de Projetos de Engenharia e Arquitetura. O convênio tem a participação da Empresa Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Águas (Emhusa) e da Associação Macaense de Engenheiros e Arquitetos.

O presidente do Crea-RJ, Reynaldo Rocha Barros, comemorou a celebração do convênio dizendo que a prefeitura marca um golaço ao pensar o planejamento da cidade para o período pós-petróleo. “Quando uma boa política está associada a uma boa técnica tudo funciona de forma perfeita”, sublinhou. Segundo Barros, o convênio atende ao antigo desejo de disponibilizar gratuitamente a inteligência do Conselho a serviço da população de baixa renda e, ao mesmo tempo, estimular os profissionais habilitados da cidade.

Além da meta de revitalização e regularização de moradias populares e de urbanização de áreas onde vivem as famílias de baixa renda, o convênio representa um avanço ao abrir oportunidades de trabalho para os engenheiros e arquitetos locais. Com essa visão, o prefeito Riverton Mussi, segue rumo ao objetivo maior do seu plano de governo, que é qualificar, aprimorar e fomentar ações voltadas para o aproveitamento da mão-de-obra dos profissionais macaenses.

“A criação do Condomínio Cidadão, prevista no rol de ações relativas ao convênio fecha o quinto elemento do plano de governo”, disse o presidente da Emhusa, José Cabral da Silveira. A primeira etapa do projeto será concluída no final de julho com a inauguração de 307 casas populares no Bosque Azul III. “O grande mote desse projeto é dar suporte às famílias de baixa renda para fechar o ciclo de propostas e partir para a execução”, completou.

O primeiro trabalho do convênio será a realização do Concurso de Projetos de Engenharia e Arquitetura, a ser feito através da Emhusa. O lançamento do edital deverá acontecer nos próximos 30 dias. De acordo com o presidente da Associação Macaense de Engenheiros e Arquitetos, Danilo de Paula Maltez, só poderão participar do concurso os profissionais registrados no Crea-RJ e associados à entidade que representa a categoria no município. O produto do concurso é o projeto de revitalização de áreas urbanas. A equipe vencedora será remunerada através da contratação de todo o projeto detalhado para execução da obra.