Em garantia a segurança e comodidade dos usuários do serviço de táxi de Macaé, a Prefeitura alcançou 100% de certificação da frota que atende o município. Na prática, isto indica que todos os 111 veículos que atuam nesta modalidade de transporte compareceram à sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e receberam o selo da vistoria para o ano de 2013, atestando sua regularidade para prestar o serviço. Esta é a primeira vez que o município atinge esta marca.
E para comprovar que o táxi está de acordo com as condições estabelecidas, basta ao usuário pode verificar o selo de certificação do carro, que deve estar colado no canto direito do para-brisa dianteiro. É ele que indica que o veículo está em perfeito estado de conservação, oferecendo segurança aos usuários do serviço.
- Trata-se de uma inspeção fundamental para garantir serviço de boa qualidade aos passageiros, além de garantir que o usuário não estará colocando a sua segurança em risco utilizando veículos que não tenham passado por uma vistoria minuciosa – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Figueiredo.
A Secretaria de Mobilidade Urbana é responsável por vistoriar, regulamentar, certificar e fiscalizar todos os táxis do município. E cabe ao setor de Cadastro e Vistoria realizar anualmente este processo.
Durante a vistoria dos veículos, é obrigatória a apresentação de documentos, como CRLV (Certificado de Registro e Licença do Veículo), seguro obrigatório(DPVAT) e seguro contra danos pessoais por passageiros transportados e danos materiais(APP). Também são verificados outros itens, como extintor de incêndio, cintos de segurança, pneus, faróis e lanternas, além do Certificado do GNV/Cilindro atualizado, no caso dos veículos a gás, entre outros.
No caso específico desta modalidade de transporte, os carros obrigatoriamente precisam possuir quatro portas, caixa luminosa com a identificação “TAXI” sobre o teto, além de taxímetro (documento de aferição emitido pelo IPEM). Além disso, os veículos que operam como táxis no município devem ter idade máxima de oito anos de fabricação, assim como o registro no Departamento de Trânsito do Estado (Detran-RJ) na categoria de transporte de passageiros.
- A regulamentação por parte do poder público dos táxis que atuam em Macaé é mais uma garantia de que irão presta um serviço com qualidade e dentro das exigências que garantem, de fato, a segurança dos passageiros – finalizou o subsecretário de transporte, Mauro Farias.