Prefeitura coibirá poluição sonora no Sana neste feriado

01/11/2006 16:06:47 - Jornalista: Simone Noronha

A Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Macaé, a Guarda Municipal e a Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) vão realizar uma operação conjunta neste feriado para coibir a poluição sonora em estabelecimentos comerciais e carros de som durante a noite no Sana. A operação, que também deverá contar com o apoio da Polícia Militar, é uma reivindicação do Conselho Gestor da APA do Sana, que pretende abolir os abusos nas emissões sonoras de carros de som e estabelecimentos comerciais, que geralmente ocorrem durante a madrugada no arraial em feriados longos.

A operação contará com um decibelímetro devidamente certificado e calibrado, para legitimação das penalidades aos abusos verificados. "Até o momento vínhamos atuando de forma preventiva, pedindo a colaboração principalmente dos estabelecimentos comerciais que fazem shows ou executam música mecânica, conseguindo pouco resultado. Antes, não dispúnhamos de um decibelímetro, impedindo a autuação e aplicação de multa ou apreensão de equipamentos. Agora, vamos atuar de forma mais ostensiva", avisou o secretário.

De acordo com ele, outro grande problema são os carros de som que atormentam a comunidade à noite, e que também serão alvos da operação.
"Fizemos algumas ações preventivas. A proposta é dar continuidade através, também, de operações de fiscalização e repressão para afastar definitivamente este tipo de prática no Sana, que é uma área de proteção ambiental que exige um turismo adequado para o local", comentou Fernando Marcelo.

Segundo o secretário e não apenas nos feriados. Todo mês, ele que recebe um relatório da Ong Pequena Semente, que realiza o monitoramento das cachoeiras do Vale do peito do Pombo. "Temos a presença do bom turista no Sana, que respeita o meio ambiente, e esse a comunidade quer que continue freqüentando. Não podemos permitir que ele se afaste por causa de meia dúzia que insiste em desafiar a legislação ambiental e as normas da APA", finalizou o secretário.