logo

Prefeitura combate a dengue em bairros com alto índice de infestação

05/04/2013 18:23:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A Prefeitura de Macaé prossegue com o combate à dengue no município. Na próxima semana, de segunda-feira (8) a quinta-feira (11), serão realizados cinco mutirões simultâneos. A ação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está deslocando, semanalmente, diversos agentes de endemias aos bairros que possuem um índice de infestação elevado.

Os agentes vão realizar um trabalho educativo, tirando as dúvidas dos moradores sobre como combater os focos do mosquito, além do tratamento com larvicida. Os mutirões contra a dengue começam na segunda-feira (8) nos bairros Maringá, Centro, Ajuda de Cima, Novo Eldorado e Jardim Carioca.

O combate diário ao mosquito da dengue em todos os bairros continua. É importante que a população receba os agentes em suas casas e que tirem todas as suas dúvidas.

O único modo possível de evitar a transmissão da dengue é a eliminação do mosquito transmissor e a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. A participação da sociedade civil no controle e na eliminação do mosquito é fundamental.

Dados - De primeiro de janeiro a 30 de março, foram notificados 79.587 casos suspeitos de dengue no Estado do Rio de Janeiro, com cinco mortes. Dos 92 municípios do Rio, 45 estão em epidemia.

Em Macaé, segundo dados da secretaria de Saúde, foram 1,7 mil casos notificados em 2013 e 161 casos confirmados.

O mosquito da dengue gosta de água limpa e parada. A secretaria orienta para que a população evite deixar plantas em vasos com água, troque semanalmente a água dos vasos das plantas e limpe sempre os pratinhos que acumulam água. Além disso, é preciso lavar as jarras de flores para eliminar os ovos dos mosquitos que ficam grudados nas suas paredes.

Para não acumular água, as latas devem ser furadas antes de jogadas fora.

As garrafas vazias devem ser colocadas de boca para baixo. Pneus velhos devem ser mantidos em lugares cobertos para não acumular água da chuva. O lixo caseiro deve estar bem lacrado e colocado na lixeira nos horários previstos.