Uma área de 15 alqueires da prefeitura de Macaé, localizada na RJ-162 (Macaé-Glicério), próximo ao quilômetro dois, abrigará o Centro de Recolhimento de Animais de Grande e Pequeno Porte do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (21) durante visita técnica do presidente do Fundo Municipal de Assistência aos Animais, Élcio Pontes, e a presidente da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca, Mariana Machado, que também desenvolverá alguns projetos no local.
Segundo Élcio, do total da área, cinco alqueires serão destinados ao CCZ, que contará com toda infra-estrutura com laboratório, consultórios e centro cirúrgico. Esta semana, foram iniciados os trabalhos de terraplanagem para a colocação dos piquetes de pastagem para os animais de grande porte. “É importante lembrar que estamos contando com a parceria das secretarias de Obras, Serviços Públicos, Interior, Saúde e Agrape”, disse.
Ele ressalta que em pouco tempo os cavalos recolhidos pela Guarda Municipal e que são levados para uma área próxima à sede da instituição, serão encaminhados para esta nova área, onde receberão todo tratamento necessário.
Quanto ao canil, Élcio declarou que o projeto já está concluído e a determinação do prefeito é de que ainda neste semestre as obras sejam iniciadas, sendo este também um antigo anseio da sociedade macaense. “Uma das nossas maiores incentivadoras para a construção do canil é a primeira-dama, Márcia Moraes”, disse Élcio.
De acordo com a presidente da Agrape, Mariana Machado a instituição irá desenvolver no local alguns programas com o de psicultura e a unidade de demonstrativo de projetos agrícolas.
Também participou da visita técnica o vereador Chico Machado que lembrou que em 1998 fez uma indicação para a construção do canil municipal. “É um sonho antigo que vem ao encontro dos anseios da sociedade”, afirmou.