A prefeitura de Macaé e a secretaria Executiva de Serviços Públicos (Semusp) começam a limpar o canal com 150 metros de extensão que separa o Jardim Aeroporto do Parque Aeroporto, localizado no cruzamento das ruas 64 e 51. O canal receberá manilhamento para coleta de esgoto e de águas pluviais e as obras atendem solicitação do administrador interino do Setor Marrom, Jorge Luiz Costa de Oliveira, feita ao secretário Executivo de Serviços Públicos, Delorme Ramos.
No começo da semana, acompanhando o início das obras, o secretário Delorme Ramos, disse que o atendimento à solicitação “é o retorno ao contribuinte e nossa obrigação é dar maior qualidade de vida à população”. O secretário ressaltou que a limpeza e o manilhamento vão, certamente, acabar com os mosquito e mau cheiro na área.
Vários moradores das proximidades do canal, como Carlos Antônio Menezes, o Carlão do Aeroporto, e a dona de casa Maria José Sodré da Silva, de 52 anos, agradeceram o pronto atendimento ao secretário Delorme Ramos pelas obras.
O subsecretário Executivo de Serviços Públicos, Jonas de Siqueira César, esteve vistoriando as obras de limpeza do canal, na manhã desta quinta-feira (16), e informou que além de receber limpeza e manilhamento, o canal será coberto e construída uma ponte ligando o Jardim Aeroporto ao Parque Aeroporto.
- Além disso, a prefeitura vai pavimentar da ponte até a rua 64. O canal estava assoreado e era uma vala de drenagem do Jardim Aeroporto, onde jogavam toda espécie de lixo, assoreando o manancial – disse Jonas, explicando que quando a Cehab construiu as residências do Parque Aeroporto deixou uma margem para proteção do canal, mas aconteceram algumas invasões e as construções avançaram na margem, estrangulando o escoamento natural do canal, que se liga ao valão 1 do Parque Aeroporto.
- Hoje, há inclusive, o lançamento de esgoto clandestino dentro do manancial, o que causa ainda mais o seu assoreamento. Novas construções já foram embargadas pela prefeitura – ressaltou o subsecretário, esclarecendo que a área ao lado do Jardim Aeroporto pertence à prefeitura e será aproveitada para construção de uma área de lazer e, posteriormente, uma creche.
Moradora da Rua 64, há 17 anos, Ildeth Costa de Lima procurou o subsecretário, durante a visita ao local, e solicitou a extensão da limpeza até o canal da Rua 2. Ela foi informada que as obras de limpeza e manilhamento também vão chegar até no canal. “A prefeitura vai efetuar a limpeza em toda a área, atendendo ao que nos foi solicitado pelos moradores, que sofrem com a invasão de mosquitos e mau cheiro – concluiu o subsecretário.