Prefeitura comemora Dia Internacional da Não Violência Contra Mulher

25/11/2015 14:40:00 - Jornalista: Laís Monteiro

Foto: Bruno Campos

Ação foi realizada nesta quarta-feira (25), no calçadão da Avenida Rui Barbosa

Com o objetivo de despertar a conscientização das mulheres sobre as diversas formas de agressão, a prefeitura, por meio do Centro de Atendimento à Mulher (Ceam) da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizou o lançamento da campanha internacional dos 16 dias de ativismo. A ação foi realizada nesta quarta-feira (25), no calçadão da Avenida Rui Barbosa, onde foi feita a abordagem, orientação e distribuição de panfletos explicativos contra a violência cometida contra a mulher. O tema esse ano foi “Uma vida sem violência é um direito das mulheres”.

Segundo a coordenadora do Ceam, Jane Roriz, o calçadão foi escolhido por ser um dos locais mais movimentados da cidade e por passar pessoas de vários bairros. Desta forma é possível alcançar diversos públicos. “Nossa intenção é fazer ações preventivas, para diminuir os casos de agressão. Muitas vezes a mulher sofre violência, mas não tem consciência do ato, por nem sempre ser físico. Nosso objetivo é chamar a atenção das mulheres não só para a questão da violência física, mas contra a psicológica, moral, patrimonial, sexual e outros tipos que na maioria das vezes não recebe a atenção e nem os cuidados necessários”, frisa.

A moradora do Lagomar, I.M., que preferiu não se identificar, conta que procurou o Ceam após sua filha ter sofrido agressão sexual, e que foi fundamental contar com o trabalho dos profissionais. “Eu e minha filha chegamos ao Ceam e fomos atendidas por psicólogos, recebemos toda atenção necessária naquele momento, isso foi muito importante para minha filha”, ressaltou. A moradora levou os panfletos da campanha para distribuir para outras pessoas. “Não aceito que as mulheres sofram caladas, elas têm que procurar ajuda”, destaca.



Como funciona o Centro Especializado de Atendimento à Mulher

O Ceam oferece apoio psicológico, jurídico e social às mulheres vítimas de violência. De janeiro a outubro de 2015, o centro atendeu 3.554 mulheres em Macaé. Na parceria entre o Ceam, a Polícia Militar e o Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), é realizado monitoramento dos casos de violência contra a mulher no município, promovendo a efetividade da Lei Maria da Penha. O endereço do Ceam é Rua São João, 33, Centro, ao lado da 123ª DP. Mais informações pelo número (22) 2796-1045.



Programação 'Uma vida sem violência é um direito das mulheres'


27/11 - 10 horas - Roda de Conversa com as mulheres no Polo de Cultura da Fronteira;

30/11 - 8h30min - Exposição dialogada no CRAS Barra;

30/11 - 14horas - Exposição dialogada no CRAS Botafogo;

1/12 - Dia Mundial de Combate à Aids

2/12 - Beleza, Saúde e Qualidade de Vida.

Local: Ceam, das 9 às 14 horas. Ação em parceria com Espaço Mulher Cidadã (corte de cabelo, penteado, escova, design de sobrancelha, maquiagem), Subsecretaria Municipal de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar (laboral e auriculoterapia) e Hortifruti.

6/12 - Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da violência contra as mulheres - Campanha do Laço Branco. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos convida todas as secretarias municipais a aderirem a campanha vinculando a denúncia e a luta pela não violência contra as mulheres. Na data será enviado o laço branco "Homens pelo fim da violência contra a mulher".

7/12 - 9 horas - Roda de Conversa no Centro Pop.

7/12 - 15 horas - Comemoração do Dia Internacional dos Defensores dos Direito das Mulheres.

Local: Ceam

8/12 - 9 horas - Roda de conversa na Pousada da Cidadania.

8/12 - 14 horas - Exposição dialogada com o Grupo da Terceira Idade "Sol Nascente da Virgem Santa".

9 e 10/12 - 14 horas - Exposição dialogada no CRAS Aeroporto.

14/12 - 10 às 16 horas - Unidade Móvel para as mulheres vítimas de violência do Campo e da Floresta.

Local: Assentamento Prefeito Celso Daniel.