Foto: Ana Chaffin
Atividades são conduzidas pela Coordenação de Nutrição da Secretaria de Educação
Nesta quarta-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, a rede municipal iniciou ação educativa nutricional no Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo, no Parque Aeroporto. Na quinta-feira (17), o Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, na Virgem Santa, recebe as atividades. Haverá uma tenda voltada para trabalho de conscientização e pesquisa sobre as novas regras propostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As atividades são conduzidas pela Coordenação de Nutrição da Secretaria de Educação e contam com a participação de alunos e professores do polo Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo da programação é permitir que os alunos-consumidores tenham autonomia nas escolhas alimentares através de informações claras e objetivas nos rótulos dos alimentos.
Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, outra proposta é estimular debates sobre a qualidade dos alimentos comercializados e os impactos na saúde e melhorar o padrão da alimentação através de escolhas alimentares. "O objetivo é incentivar a participação na consulta pública promovida pela Anvisa", ressalta.
Merenda - Macaé segue a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos da Agricultura Familiar. O município foi um dos pioneiros na região a seguir a legislação federal.
Hoje, Macaé oferece diariamente café da manhã (desjejum), almoço, lanche da tarde e jantar para os estudantes do turno da noite. O cardápio é diferenciado para alunos que apresentam patologias como intolerância à lactose e ao glúten ao têm diabetes. O oferecimento de produtos específicos da agricultura local é uma ação integrada das secretarias de Agroeconomia e Educação. O trabalho conta com a atuação de produtores provenientes da região serrana e cooperativas da região.