A prefeitura de Macaé comemora dia 15 de agosto um ano de inauguração do Condomínio Cidadão, com atividades para os moradores – famílias que viviam em áreas de risco e em Áreas de Preservação Ambiental (APA) – durante todo o dia. A Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa), com apoio da secretaria Especial de Planejamento e Gestão, vai promover palestras de motivação e gincanas para avaliação do primeiro ano de convivência no condomínio, localizado no Bosque Azul 3, bairro Ajuda.
Uma das atividades será reunir os moradores para uma dinâmica de grupo com o objetivo de serem levantados os aspectos positivos e negativos de um ano de existência do Condomínio Cidadão. A partir das sugestões de que mora no local, a prefeitura poderá fazer um planejamento e incrementar o projeto. Todas as sugestões serão registradas em um telão e todos os condôminos são convidados a participar.
O subsecretário de Planejamento, Edmilson Jório, ministrará palestra motivacional para os moradores. “Nosso objetivo é aperfeiçoar a socialização entre os moradores do Condomínio Cidadão”, ressaltou. O Bosque Azul inaugurou um novo conceito de moradia popular em Macaé, que reúne tanto a unidade habitacional quanto a infra-estrutura necessária para a qualidade de vida dos moradores.
O Condomínio Cidadão reúne até o momento 307 casas construídas em uma área de 150 mil metros quadrados. O local possui infra-estrutura urbana completa: a prefeitura construiu as redes de água pluvial e de esgoto, asfaltou as ruas do condomínio, implantou a Estação de Tratamento de Esgoto, construiu o muro e as portarias. Além disso, o Condomínio Cidadão é um dos primeiros do estado de cunho popular a ter gás canalizado. A Cedae instalou a rede de água potável e a Ampla, de energia elétrica.
Quatro ruas principais e 35 vias transversais compõem o cenário das casas populares. São 200 residências de um quarto, 100 de dois quartos e sete totalmente adaptadas para portadores de necessidades especiais, com portas mais largas, barras de inox nos banheiros e rampas. Todas as unidades podem ser ampliadas porque foram construídas em sistema modular.