logo

Prefeitura conclui 600 metros do Canal da Evaldo Costa e obras continuam

01/07/2010 10:42:42 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

Canal é construído com galerias retangulares com seis metros de largura por dois de altura

A Prefeitura de Macaé continua as obras de macrodrenagem do Programa Água Limpa com ampliação do canal da Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna). O canal, importante para acabar com os alagamentos dos bairros daquela área, com extensão de 1.500 metros, é construído com a instalação de galerias retangulares com seis metros de largura e altura variável, de 1,75 metro a dois metros. O projeto prevê também a construção de uma ciclovia e arborização no local.

Essa nova rede de drenagem pré-moldada substitui os pequenos tubos ármicos de 1,2 metro de diâmetro – totalmente assoreados existentes no local. Essa nova estrutura vai permitir uma vazão de água pluvial dez vezes maior do que a que acontece hoje.

A obra tem como objetivo sanar o problema de alagamentos no entorno do Canal da Evaldo Costa e nos bairros próximos, como Riviera, Sol y Mar e Visconde, Campo do Oeste, entre outros. As ações estão na fase de assentamento de concretagem das peças pré-moldadas, etapa que faz parte da execução do canal, cuja ampliação é uma reivindicação antiga dos moradores, para acabar com os alagamentos quando chove mais forte na cidade.

Serão instalados na Evaldo Costa cerca de três mil metros lineares do canal pré-moldado, começando pelo Riviera. Com essa obra, a água pluvial da região do Visconde/Riviera/Sol y Mar vai seguir pelo canal da Avenida Evaldo Costa, encontrando com o canal da Avenida Antonio Curvello Benjamin, cujas obras a prefeitura já concluiu, de lá seguindo para Linha Vermelha e, através do canal Fábio Franco, indo para as elevatórias da Rua Télio Barreto, onde será bombeada para o Rio Macaé.

De acordo com o consórcio CBPO\Zadar, encontra-se realizada a instalação de galerias em cerca de 600 metros do canal. Foi encontrada uma interferência na Avenida Evaldo Costa, altura da rua Curvelo Benjamin, que depende de remanejamento para que seja dada continuidade às obras neste trecho. As ações de macrodrenagem da Evaldo Costa, com abertura do canal de 1,500 metros, devem estar concluídas em novembro.

A prefeitura, através do consórcio, já iniciou a reurbanização da rua Antônio Curvelo Benjamim, com colocação de meios-fios, recomposição de calçadas e nova pavimentação asfáltica.

As intervenções da Avenida Evaldo Costa têm o apoio da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran). O replantio das árvores retiradas ao longo do canal da Avenida Evaldo Costa já foi concluído. Parte dessas árvores foi replantada no Sambódromo, da Linha Verde e as demais foram aproveitadas no projeto Primeira Semana do Meio Ambiente, uma realização do Consórcio CBPO/Zadar, realizado de 06 a 11 de junho, com o objetivo de conscientização ambiental, implementando e articulando várias ações de educação ambiental junto às escolas da região. As demais árvores retiradas do canal foram replantadas no jardim do Sentrinho, localizado na Avenida Evaldo Costa.

O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, ressalta a importância da abertura desses canais e lembra que nessa primeira fase do Programa Água Limpa a prefeitura está investindo R$ 40 milhões.

- Esses canais que estão sendo ampliados pela administração do prefeito Riverton Mussi não recebiam obras, estavam obsoletos e sem condições de absorver as águas pluviais da região que, ao longo dos anos, vem crescendo, acompanhando o crescimento de Macaé. Por estarem com o manilhamento inadequado, o resultado era sempre o alagamento, trazendo transtornos à população ali residente. Com as obras do Programa Água Limpa, o prefeito Riverton Mussi enfrenta um problema histórico de Macaé, realizando a macrodrenagem e a ampliação do saneamento básico da cidade, coloca o secretário.