Foto: Ana Chaffin
As obras do Restaurante Popular já estão concluídas
A Prefeitura de Macaé prepara a inauguração, em data ainda a ser divulgada, do novo Restaurante Popular, no bairro Aroeira. As obras estão concluídas, os equipamentos para o funcionamento estão no local, faltando apenas alguns pequenos ajustes estruturais e na parte elétrica, com mudanças no padrão de luz para atender as cargas elétricas necessárias ao funcionamento sem risco aos frequentadores.
O novo espaço tem área de 1.055 metros quadrados e está em condições de atender a uma média de 170 pessoas por vez, servindo cerca de mil refeições diárias ao preço de R$ 1. O mobiliário necessário para utilização dos usuários, com os equipamentos de cozinha em inox, como fogão industrial, forno combinado, exaustores, panelas e réchauds, está no local e é de excelente qualidade. O espaço conta com duas câmaras frigoríficas já prontas com lavanderias, pias.
O grande salão com 241m² será climatizado com aparelhos de ar condicionado. Nele ficarão as mesas e cadeiras e os bandejões onde as pessoas se servirão. O restaurante conta com sanitários e espaço reservado de espera para idosos e deficientes, além de uma área coberta na parte externa para espera e sanitários adequados a pessoas com necessidades especiais.
De acordo com a prefeitura, o restaurante contará com uma equipe integrada e com consciência social, composta por cerca de 30 trabalhadores, que serão treinados para realizar o atendimento. A obra é resultado de uma parceria do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, responsável por 80% da verba utilizada, com a Prefeitura de Macaé, que cedeu o terreno para a construção do prédio.
O novo espaço foi construído com os mesmos padrões do Restaurante Popular Prato Cheio, que funciona no centro da cidade, próximo ao Mercado de Peixes, há nove anos, e atende cerca de mil pessoas por dia, com cardápio balanceado, elaborado por nutricionistas. A maioria dos produtos e mercadorias consumidos no Restaurante Prato Cheio é adquirida diretamente dos pequenos produtores rurais da região.