logo

Prefeitura conclui manilhamento na estrada na Cabeceira do Sana

10/07/2007 14:48:43 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A Prefeitura de Macaé, através da secretaria Executiva do Interior, concluiu o manilhamento do trecho da estrada localizado na entrada da Cabeceira do Sana, para escoar as águas pluviais e evitar os alagamentos da área em época de chuvas na região.

O trecho manilhado fica em frente à Igreja Católica São José e de várias residências. Foram colocadas 60 manilhas de 80 milímetros para captar as águas que descem da serra. As obras foram realizadas por determinação do prefeito Riverton Mussi, atendendo a antiga solicitação dos moradores, que constantemente, em época de chuva, tinham suas casas invadidas pela água, causando prejuízos.

De acordo com o secretário do Interior, Eduardo Jardim, o manilhamento foi levado até o Rio Sana, que passa na localidade. Com obra concluída, a secretaria do Interior iniciou as construções de uma caixa de captação das águas e de um muro de arrimo para ajudar na contenção da encosta.

- A próxima etapa, para beneficiar os moradores locais, será o calcetamento do trecho com paralelepípedos. É objetivo da secretaria do Interior aproveitar o espaço para uma pequena área de lazer, plainando e gramando, preservando as árvores existentes, e colocando banquinhos para o lazer dos moradores - informa Eduardo Jardim.

As obras agradaram os moradores, como dona Marinete Muzi e Ocir Pacheco, que contam que a estrada virava “um rio”, quando chovia, fazendo com que os moradores, assustados, saíssem de suas casas, com medo de desabamento das pedras do morro. Outro fator de medo era o Rio Sana, que passa atrás das residências e que sempre subia com as águas de chuva. Os moradores lembraram que a promessa de manilhar o local era antiga, mas que só agora foi atendida.

Segundo a comunidade, até a Igreja Católica da localidade foi inundada algumas vezes, como em 2005, com a água chegando ao altar. Eles dizem que quando as águas abaixavam ficava muita lama, o que os fazia ficar dias inteiros retirando a sujeira da igreja e das casas.

Para construir a pequena praça de lazer no local, a prefeitura, por meio da secretaria, está conversando com o proprietário da área, para que ele dê permissão para as obras serem realizadas.

- Se não entrarmos de acordo com o proprietário, vamos cercar e gramar, proteger as árvores com cinturão de pedras brutas e colocar bancos e mesas, para melhorar a estética da área. Quando as obras forem concluídas, a secretaria fará um muro e colocará meio-fio para maior proteção da residência situada ao lado da Igreja – eexplica o secretário.

- Esperamos que o proprietário nos atenda para que possamos dar aos moradores daqui uma pequena área de lazer, onde eles poderão curtir momentos de descanso e entretenimento – conclui Eduardo Jardim.