A prefeitura de Macaé vai entregar aos moradores do Mirante da Lagoa as obras de pavimentação em paralelepípedos de oito ruas do bairro, a pavimentação asfáltica do anel viário que circunda todo o bairro e a Ecopraça, construída no centro da localidade. As obras estão prontas; faltam apenas pequenos detalhes.
Com as obras no Mirante, a prefeitura atendeu a reivindicação dos moradores. As intervenções foram realizadas pelas secretarias Especial de Infra-estrutura Urbana e Executiva de Obras (Semob). Os benefícios ao bairro aconteceram à direita da avenida de entrada do Mirante, já que as ruas localizadas à esquerda estavam pavimentadas.
Além da pavimentação, o bairro, situado na zona sul da cidade, em frente à Rodovia Amaral Peixoto, recebeu checagem de toda a parte de saneamento básico da área pavimentada e complementação das redes de esgoto e de águas pluviais. As ruas pavimentadas receberam melhorias em calçadas, meios-fios e sarjetas. Nas esquinas foi colocado piso inter-travado, com bloquetes vermelhos e redutores de velocidade.
As intervenções no bairro começaram em fevereiro e sofreram um pequeno atraso por conta das fortes chuvas na cidade no início do ano, mas o atraso foi recuperado e as obras concluídas no prazo estabelecido pela administração municipal. O esgoto do Mirante da Lagoa será direcionado para a ETE do Mutum, que está em início de construção, onde receberá tratamento. Essa ETE terá capacidade para tratar esgoto de 10 mil habitantes, beneficiando o Mirante da Lagoa, São Marcos, Jardim Guanabara e empresas próximas à Fazenda Mutum.
Ecopraça já atrai moradores
Mesmo não tendo sido ainda inaugurada, a praça ecológica do bairro, a Ecopraça do Mirante, já atrai moradores da localidade. São adultos e crianças que buscam a área para momentos de lazer. A Ecopraça ocupa uma área de cinco mil metros quadrados e, em sua construção, a prefeitura investiu R$ 1,45 milhão. A Ecopraça do Mirante se localiza no centro da localidade, na esquina com a Rua Laurentino Tavares dos Santos, antiga W21, onde existia uma praça, que necessitava de reformas.
Depois de várias reuniões na localidade, o projeto da praça e área de lazer foi elaborado em parceria com os moradores, que externaram o desejo de que a praça do bairro fosse um espaço diferenciado, uma Ecopraça, voltada para a ecologia e a preservação ambiental, inclusive com utilização de materiais, técnicas e tecnologias ambientais.
A área da praça não é cercada e as árvores existentes foram preservadas. A praça conta com quadra poliesportiva e arquibancada. Toda a praça, fora os canteiros, foi pavimentada com blocos. Canteiros, com meio-fios, protegem as árvores. A praça conta com área para práticas de exercícios, com aparelhos de ginástica. Os dois playgrounds, sendo um para crianças de zero a cinco anos, e outro para crianças maiores, receberam os brinquedos em madeira tratada. A madeira e as pedras utilizadas têm certificado ambiental. Na área ajardinada, se encontram árvores da Mata Atlântica e de restinga.
A Ecopraça conta com prédio do centro comunitário, circundado por um espelho d’água e com banheiros, um quiosque, um grande salão para reuniões da comunidade e um terraço.
Foram construídas uma mini-estação de tratamento de esgoto para o centro comunitário e três cisternas para receber água da Cedae. Outra cisterna de 7000 litros vai captar água de chuva para alimentar o espelho d’água e irrigar os jardins. Uma outra cisterna, com 1.250 litros, captará água de reuso, que será utilizada nos sanitários.