Foto: Kaná Manhães
As obras têm como objetivo ampliar a vazão pluvial do bairro
A prefeitura de Macaé vai ampliar as ações do maior programa de drenagem da história do município, o Água Limpa, beneficiando o bairro de Imboasssica, com o objetivo de acabar com os alagamentos na localidade. Atendendo à solicitação do prefeito Riverton Mussi, a secretaria de Obras Públicas (Semop) está concluindo o projeto executivo das obras a serem ali realizadas e, segundo informou o subsecretário de Obras Públicas, Neildo Manhães de Souza, as ações de macrodrenagem no bairro devem começar dentro dos próximos dias.
As obras de macrodrenagem de Imboassica, incluídas na primeira fase do Programa Água Limpa, com custo total de R$277 milhões, serão realizadas pelo Consórcio CBPO/Zadar, com fiscalização da Semop. O anúncio das obras na localidade foi feito pelo prefeito Riverton no dia 8 de junho, durante reunião com representantes de empresas do Parque de Tubos, realizada na Cameron.
Na ocasião, o prefeito colocou que a drenagem de Imboassica será mais uma ação dentro do Programa Água Limpa, criado com o objetivo de acabar com os pontos de alagamento na cidade e, ainda, ampliar o saneamento básico do município. “As obras desse programa começaram nos pontos mais críticos do município, como nas passagens de nível do Canal Fábio Franco, na Rua Antonio Curvello Benjamin e na Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna), para beneficiar os bairros próximos; além do Novo Cavaleiros e da Nova Holanda. Agora vamos chegar a Imboassica, beneficiando os moradores e as firmas instaladas no entorno” – disse o prefeito na reunião.
As obras vão atingir a bacia hidrográfica de Imboassica, desde a pedreira Jundiá até o condomínio industrial Osep. Serão instaladas galerias de rede de água pluvial em três pontos entre o posto de gasolina e o terminal de ônibus Parque de Tubos, com dimensões de 5 metros de largura por 1,5 metro de altura, para evitar alagamentos no bairro e nas entradas das firmas. Essas galerias são similares às empregadas no bairro Novo Cavaleiros, também com o objetivo de acabar com os alagamentos naquela localidade, com sucesso.
Com as intervenções no bairro, a vazão das águas pluviais poderá chegar a dez vezes mais do que a de hoje, com escoamento de 20 mil metros cúbicos por segundo no somatório das três travessias entre o bairro e a Rodovia Amaral Peixoto. Cada travessia terá 1,5 mil metros lineares e a água pluvial captada será enviada para a Lagoa de Imboassica. O bairro receberá, ainda, nova rede de esgoto e em outra etapa está prevista a pavimentação das ruas no entorno das firmas.