Foto: Divulgação
São 100 metros de galerias de alta vazão que irão complementar três quilômetros do projeto total.
Os serviços no último trecho da macrodrenagem no canal Fábio Franco (Bacia da Linha Vermelha) prosseguem em Macaé. De acordo com a Secretaria de Obras, faltam 100 metros de galerias de alta vazão, próximo ao Morro de Santana, para concluir cerca de três quilômetros do projeto total. A previsão para o término da obra é a primeira quinzena de junho. A iniciativa faz parte do maior programa de drenagem do interior do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é minimizar os problemas de alagamento na região.
As obras com galerias de 5m x 2,5m proporcionaram o alargamento do canal da Avenida Fábio Franco, que corta bairros como Sol Y Mar, Visconde de Araújo, parte do Centro e Miramar. Além disso, as bombas elevatórias da Télio Barreto tiveram sua capacidade de escoamento quadruplicada, contribuindo para a eficiência do sistema de drenagem.
O secretário de Obras, Felipe Bastos, destaca que a conclusão do trecho irá melhorar ainda mais a capacidade de escoamento.
“Com o término das obras nesse trecho, iremos operar com capacidade total. O canal novo da Linha Vermelha tem mais de quatro vezes a capacidade de escoamento que o canal antigo. Além disso, o fundo da nova galeria é cerca de um metro e meio mais baixo que o canal existente. Como a obra da macrodrenagem ainda não terminou, faltando cerca de 100 metros de canal, próximo a elevatória Télio Barreto, apesar de ter havido grande melhora no escoamento, esse trecho restante de canal antigo, justamente próximo a elevatória, ainda causa um estrangulamento no fluxo e restringe a chegada da água à elevatória”, explica o secretário.
Para melhorar a operação de retirada de lixo, o órgão instalou também um sistema de gradeamento duplo.