Foto: Rui Porto Filho e Ana Chaffin
Ações em diferentes segmentos buscam a eliminação do mosquito transmissor da dengue, chincugunha e zika vírus
Nesta sexta-feira (11), a força tarefa intersetorial da Prefeitura de Macaé teve mais um dia dedicado ao combate ao Aedes aegypti. Setores da administração municipal receberam equipes que realizaram a retirada de materiais inservíveis e o bairro Cajueiros - que apresenta alto índice de infestação do mosquito -, foi alvo de um mutirão de limpeza.
O secretário de Saúde, Pedro Reis, destacou que o momento é de atuação conjunta do governo e população e que novas medidas que serão adotadas na tentativa de erradicar o inseto.
- A questão prioritária é acabar com o Aedes com a eliminação dos criadouros. Nesta luta precisamos contar com toda a nossa população para que tenhamos 234 mil pessoas como agentes de endemias atuando no município. Estamos empenhados nesta luta, mas esta não é uma luta apenas do governo -, frisou.
O recolhimento de materiais que não estão mais em uso pelos órgãos municipais contou com o uso de três caminhões e duas caminhonetes. De acordo com a equipe, 50% dos objetos relacionados para retirada já foram encaminhados ao depósito.
Na segunda-feira (14), será iniciada uma série de mutirões, com ações integradas de diversas secretarias, nos bairros com maior infestação de larvas do Aedes. O ponto de largada será o bairro Cajueiros e a comunidade da linha, que já começaram hoje a receber os primeiros trabalhos de limpeza urbana.
O mutirão contara com 32 agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), sendo que 23 atuarão no controle do Aedes, sete no combate de roedores e dois no combate ao caramujo africano. O trabalho prossegue durante toda semana.
Os agentes de endemias irão visitar os imóveis residenciais e comerciais, orientando os moradores quanto ao perigo das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, além da colocação de telas em reservatórios de água potável, eliminação de depósitos que possam servir de criadouros e tratamento químico com utilização de larvicida.
Os agentes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos, também percorrerão o bairro fazendo o trabalho de capina e recolhimento de inservíveis. A retirada acontecerá na terça-feira (15), de 7h às 12h. Durante a segunda e terça-feira, um carro de som da Secretaria de Comunicação anunciará aos moradores para que retirem todos os itens que possam acumular água de seus quintais, pois o caminhão fará a coleta.
Já na quinta-feira (17), haverá uma grande mobilização da rede municipal de educação na "Caminhada das escolas contra o mosquito". Os profissionais e alunos da Secretaria de Educação sairão às ruas para dar orientações pertinentes aos moradores sobre as condutas a serem adotadas para a não proliferação do Aedes aegypti.
Todos os setores da prefeitura estão sendo mobilizados para a eliminação do mosquito como as secretárias de Gestão, Ambiente, Assuntos Comunitários e Fazenda. O governo atua ainda para a atuação em conjunto da sociedade civil organizada e da população de uma forma geral, por meio de escolas, instituições religiosas, associações, cooperativas e empresas.