Com três mil metros quadrados somente de área construída – fora a área externa – está em andamento a obra da maior escola municipal que Macaé terá a partir do início de 2006, quando a superestrutura será inaugurada. Nesta terça-feira (25), o prefeito Riverton Mussi (PSDB), acompanhado de parte do secretariado, vistoriou as obras da escola, cujo nome ainda não foi definido, e que vai atender alunos de 5ª a 8ª séries, a segunda fase do Ensino Fundamental.
A escola terá capacidade para atender 1,8 mil alunos por dia – são 20 salas de aula que comportam 30 alunos cada, o que gera uma oferta de 600 alunos por turno.
- A educação é a base de uma sociedade bem estruturada e uma das prioridades de nosso governo. Nesta escola, toda adaptada para portadores de necessidades especiais, estamos construindo biblioteca, salas de informática e quadra poliesportiva para a prática de esporte nas aulas de educação física. Em uma segunda etapa de obras, vamos construir uma piscina – explicou o prefeito.
A nova unidade escolar vai atender crianças e pré-adolescentes de todo o complexo do Ajuda, inclusive os alunos que vão morar nas casas populares do Bosque Azul. De 1ª a 4ª séries, as crianças vão permanecer na Escola Municipal Renato Martins. A nova estrutura, localizada perto da Incubadora de Cooperativas, também terá todas as salas de apoio ao funcionamento escolar, como administração, diretoria, sanitários, refeitório e auditório. A empresa responsável pelas obras terminou a alvenaria da escola e está finalizando as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias e entrando na parte da pintura. Em seguida serão instaladas as esquadrias.
IDOSOS – De acordo com o prefeito, a piscina que será construída em uma segunda etapa de obras vai atender também o Centro de Convivência do Idoso, que está em construção ao lado da nova unidade escolar. Riverton vistoriou as obras do Centro de Convivência, que ocupa uma área construída de três mil metros quadrados.
O Centro de Convivência terá refeitório, sala de atendimento médico, de fisioterapia, projetos manuais, alfabetização de adultos, serviço social, de entretenimento, arte e cultura, além de outros espaços voltados para a terceira idade. A Coordenadoria da Terceira Idade, que desenvolve trabalhos com 13 grupos desta faixa etária, será transferida para o Centro. “Teremos um Centro de Referência para atendimento à Terceira Idade”, ressaltou o prefeito.
A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi, destacou que o Centro de Convivência vai possibilitar uma maior diversificação nos programas voltados para a terceira idade. “Vamos trazer cursos de teatro, música e arte para o Centro de Convivência, que será um espaço para a terceira idade trabalhar o físico e o mental”,destacou Ivana. A Tarde da Integração, promovida toda primeira terça-feira do mês no Teatro Municipal, também passará a ser promovida no Centro de Convivência, que terá um espaço exclusivo para festas e bailes.
O secretário de Obras, José Tadeu Campos, informou que as obras no Centro de Convivência estão na fase de acabamento, com o término da etapa estrutural. “Em seguida vamos começar o embolso, esquadrias e a parte elétrica”, disse Campos.