A prefeitura de Macaé, através da secretaria municipal do Interior, iniciou nesta quarta-feira (23), a construção de uma nova ponte de madeira, no Aterrado do Imburo, para substituir a antiga incendiada no final de outubro. As obras não haviam começado, segundo informa o secretário municipal do Interior, George Jardim, por causa das fortes chuvas que caíram no município por mais de quinze dias.
O secretário esclarece que a opção de construir uma nova ponte de madeira no local, foi porque os danos causados pelo incêndio abalaram a estrutura da antiga. O trabalho, realizado por funcionários da secretaria, deve ser concluído ainda hoje e é acompanhado por George Jardim e pelo presidente da Associação de Moradores do Aterrado do Imburo, Ailton Xavier da Costa.
A construção da nova ponte é importante para cerca de 20 proprietários rurais, residentes na área, que usam a travessia para o escoamento da produção de leite, hortaliças, frutas, legumes e banana.
A ponte, que fica sobre o canal do Rio Jurumirim e sai na Pindoba, desde que foi danificada pelo incêndio, deixou os proprietários praticamente isolados, principalmente nos dias em que choveu muito na região, ficando os outros acessos sem condições de serem usados, dificultando o escoamento agropecuário local.
A ponte queimada foi uma das que tombaram pela força das águas na enchente de 1998, sendo reconstruída pela prefeitura. No canal do Rio Jurumirim há muitos peixes, como a traíra, e, por isso, o local é freqüentado por pescadores, principalmente nos finais de semana. Não se sabe quem colocou fogo na ponte, mas para Aílton Xavier pescadores podem ter ateado fogo nas tábuas que cercam o canal, para espantar mosquitos, e o fogo deve ter se alastrado, queimando inclusive parte da vegetação que existe no córrego. Além de construir nova ponte, a prefeitura, através das secretarias do Interior e de Obras, vai recuperar a estrada cortada pela ponte do Córrego do Jurumirim, para melhorar o acesso para os produtores locais.