A Prefeitura de Macaé, investindo na região serrana, construiu uma ponte de madeira sobre o Córrego do Peito de Pombo, na entrada da área das cachoeiras no Sana. A nova ponte vem substituir a antiga de toras e foi construída atendendo solicitações de produtores da região. As obras foram feitas pela secretaria Especial de Infra-estrutura Urbana, através da secretaria Executiva do Interior.
O vale do Peito de Pombo é uma das áreas mais bonitas do 6º distrito. O local é cercado pela Mata Atlântica, cortado por rios, córregos e cachoeiras, sendo muito procurado por turistas. Atravessando a nova ponte, além de ter acesso às cachoeiras, chega-se ao Pico do Peito de Pombo, uma atração turística peculiar do Sana, por ter a forma de pombo.
- Nosso objetivo ao construir a ponte foi facilitar o acesso dos moradores e turistas às cachoeiras e também atender aos produtores da região que usam a ponte para atravessar animais, trazendo produtos agrícolas para venda – diz Eduardo Jardim, secretário Executivo do Interior.
O secretário lembra que nos finais de semana e feriados o Vale do Peito do Pombo chega a receber de 10 a 12 mil visitantes. Ele acrescenta que a secretaria teve todo o cuidado de construir a ponte sem agredir ao meio ambiente.
A ponte, com 11 metros de comprimento e dois e vinte de largura, tem piso e laterais de madeira. As laterais são pintadas e têm proteção na parte de baixo para evitar acidentes com os animais. As rampas de subida, com dois metros de cada lado, são de alvenaria.
Como informa o administrador regional do Sana, Edgar Gomes, sob a ponte foram colocadas três vigas de eucalipto para maior segurança. “É uma estrutura que tem capacidade para agüentar peso de 8 a 10 mil quilos. Os produtores que sempre passavam com seus animais na água, com muitas pedras e sob a antiga ponte de toras, sofrendo vários acidentes, estão satisfeitos”, ressalta Edgar.