logo

Prefeitura conta com 54 câmeras no Sistema de Videomonitoramento

23/05/2012 15:50:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Equipamentos foram instalados em pontos estratégicos do município, proporcionando melhoria na segurança

Macaé já tem 54 câmeras instaladas no Sistema de Videomonitoramento e mais oito estão sendo negociadas pela prefeitura junto à Petrobras, por meio do Programa de Desenvolvimento de Macaé e Região (Prodesmar), cujo convênio deverá ser assinado até julho próximo. As informações foram passadas pelo coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Macaé (GGIM), Edmilson Jório, responsável pelo gerenciamento do sistema.

Ele informou, nesta terça-feira (22), que as 54 câmeras instaladas no município incluem as 20 novas que estão em fase de testes para melhoria das imagens captadas e integração dos setores envolvidos no sistema. O trabalho será concluído até o fim desta semana e envolve o perfeito funcionamento dos rádios e antenas responsáveis pelo envio das imagens geradas que vão ganhar mais potência e permitir que não percam qualidade nem velocidade até a transmissão completa ao Centro de Operações do 32º Batalhão de Polícia Militar (Cobat/32).

— O Sistema de Videomonitoramento é uma ação estratégica no combate à criminalidade. Começou no governo Riverton Mussi, mas é uma gestão de política pública que tem que continuar nos próximos governos em benefício da comunidade. Envolve análise de imagens, rotinas operacionais, treinamentos e ações que não se encerram na logística e manutenção — explicou Jório.

Ele lembrou que as novas câmeras são fruto de convênio da prefeitura com o Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). Jório informou ainda que esta parceria prevê também a instalação de um observatório de segurança e da sala de gerenciamento de crise, que vão funcionar no novo prédio da prefeitura, à Avenida Presidente Sodré, próximo ao Paço Municipal, no Centro da cidade. Os novos serviços contarão com apoio de servidores públicos municipais que serão treinados para atuar com o sistema.

Edmilson Jório afirmou que o índice de criminalidade tem reduzido a partir da operação do sistema já que, com as câmeras, é possível identificar, por meio de mapas, os endereços onde as ocorrências são registradas. Por isso, os equipamentos estão instalados em locais historicamente mais problemáticos na cidade em termos de criminalidade, como os terminais Central e Parque de Tubos, que concentram intenso movimento de pessoas diariamente.

— Conseguimos reduzir as estatísticas da criminalidade nesses pontos e esse é o grande êxito do videomonitoramento no município, que é um dos mais eficientes no país, com mais câmeras até que algumas capitais — observou o coordenador do GGIM.

Na primeira fase de implantação do Sistema de Videomonitoramento, foram instaladas 28 câmeras em pontos estratégicos da cidade e mais seis no Estádio Cláudio Moacyr. O sistema foi inaugurado em julho do ano passado e compreende integração da chamada 190, acionamento de viaturas da Polícia Militar e central de comunicações.

O Sistema de Videomonitoramento é fruto da parceria entre a prefeitura, Petrobras UO-BC e o governo do Estado. Todas as imagens são monitoradas pelo Cobat, instalado no 32º BPM, localizado na Barra de Macaé.