Foto: Juranir Badaró
As obras estão transformando a comunidade
A prefeitura de Macaé continua com ações de infraestrutura urbana no Barramares, situada entre a Vila Badejo e o Parque Aeroporto, próximo ao Parque de Exposições e o Centro de Convenções, no São José do Barreto. As ações compreendem a instalação das redes de esgoto e de águas pluviais, meios fios, calçadas e pavimentação das ruas. As obras vêm transformando a comunidade e estão sob a responsabilidade da Secretaria de Obras Públicas e Urbanismo.
Agindo no Barramares, mais uma localidade da periferia de Macaé a receber ações de infraestrutura urbana, a prefeitura vem cumprindo a meta da gestão do prefeito, Dr. Aluízio, a de resolver em 100% o problema de infraestrutura e de saneamento básico em todo município até o final de 2016. Além do Barramares, outras localidades, como Lagomar, Nova Holanda, Ajuda de Baixo, vem recebendo infraestrutura, com instalação de redes de esgoto, de águas pluviais, de rede de água potável e pavimentação de ruas.
Quem visita o Barramares hoje pode constatar as melhorias da localidade. As obras começaram na rua principal, a Raul Seixas, que está pronta, com redes de escoamento, calçadas e meio-fios e asfalto. Outras ruas da localidade também já estão prontas.
Neste final de ano, a prefeitura está trabalhando nas ruas ainda não contempladas com as obras. Instalando as redes de drenagem, meios fios e construindo calçadas, preparando as ruas para pavimentação, como vem acontecendo na Rua Elis Regina.
De acordo com informações da Secretaria de Obras, esta rua já recebeu as redes de drenagem, está recebendo meios-fios e foi iniciada a construção de calçadas. A pavimentação logo acontecerá, depois da construção de elevatória cuja rede vai passar por esta rua e que vai conduzir a rede de esgoto do bairro para a ETE próxima ao Centro de Convenções.
Os sugestivos nomes de ruas homenageando artistas populares, como Gonzaguinha, Elis Regina, Raul Seixas, Tim Maia, Cazuza, entre outros, é uma das características do Barramares, localidade surgiu há 13 anos, sem nenhuma infraestrutura e que hoje conta com cerca de dois mil moradores. As obras de urbanização começaram em agosto de 2013.
A Secretaria de Obras Públicas e Urbanismo informa que a comunidade deverá receber ainda outros benefícios, como áreas de lazer, praças, parques infantis e quadras esportivas.